Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4239
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação especial: inclusão ou exclusão? uma análise comparativa entre duas escolas públicas do município de Jaguarão
Autor(es): Fagundes, Glaucia Afonso Bence
Primeiro Orientador: Rodrigues, Elida Regina Nobre
1° Membro da banca: Melgares, Tatiane Mena Silveira
2° Membro da banca: Lima, Kelly Souza de
Resumo: A educação especial é uma modalidade destinada ao atendimento de alunos deficientes, que possuam necessidades educativas especiais, educação essa que sofreu mudanças e avanços ao longo dos anos, buscando promover direitos iguais a todos. Com base nesses avanços da lei, buscou-se verificar como se dá a inclusão de alunos com necessidades especiais em salas regulares de duas escolas das redes públicas municipal e estadual da cidade de Jaguarão/RS. Foram trabalhados diversos conceitos, como os de educação inclusiva (Selau, 2007), de integração (Mantoan, 1998b), de espaço escolar (Silva, 2005), de métodos diferenciados de aprendizagem (Góes, 2004) e salas de AEE, com amparo no Decreto nº 6.571/2008. Pata tal, a metodologia adotada foi uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, a partir de um levantamento de dados, e se utilizou como procedimento entrevistas semiestruturadas com o professor e o supervisor das duas escolas. Dentre as conclusões foi possível perceber que existe uma distância muito grande entre a educação inclusiva ideal e a real, impedindo a consolidação da inclusão de alunos com necessidades especiais em nossa educação, indo na contramão das políticas nacionais, desafiando profissionais da educação especial e da educação regular a reverem conceitos e buscarem qualificação para melhor desafiarem suas funções.
Abstract: La educación especial es una modalidad destinada a la atención de alumnos discapacitados, que posean necesidades educativas especiales, educación que ha sufrido cambios y avances a lo largo de los años, promoviendo derechos iguales a todos. Con base en estos avances de la ley, se buscó verificar cómo se da la inclusión de alumnos con necesidades especiales en salas regulares de dos escuelas de las redes públicas municipal y estatal de la ciudad de Jaguarão / RS. El concepto de integración (Mantoan, 1998b), el concepto de espacio escolar (Silva, 2005), el concepto de los métodos diferenciados de aprendizaje (Góes, 2004) y el concepto de integración (Meloan, 1998b) las salas de AEE, con amparo en el Decreto nº 6.571 / 2008. La metodología adoptada fue una investigación de campo, de cuño cualitativo, a partir de un levantamiento de datos, donde se utilizó como procedimiento entrevistas semiestructuradas con el profesor y el supervisor de dos escuelas de las redes públicas municipal y estatal de Jaguarão / RS . Entre las conclusiones fue posible percibir que existe una distancia muy grande entre la educación inclusiva ideal y la real, impidiendo la consolidación de la inclusión de alumnos con necesidades especiales en nuestra educación, yendo en contra de las políticas nacionales, desafiando a profesionales en educación especial y educación regular.
Palavras-chave: Educação Especial
Inclusão
Ensino Fundamental
Educación especial
Inclusión
La escuela primaria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: FAGUNDES, Glaucia Afonso Bence. Educação especial: inclusão ou exclusão? uma análise comparativa entre duas escolas públicas do município de Jaguarão. 30p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4239
Data do documento: 3-Jul-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GlauciaAfonsoBenceFagundes2019.pdfGlaucia Afonso Bence Fagundes 2019289.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.