Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4109
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O imaginário social como um fator para casos de evasão e não preenchimento de vagas na Unipampa – campus São Borja
Autor(es): Terra, Marcia Escobar
Primeiro Orientador: Feil, Gabriel Sausen
1° Membro da banca: Rocha, Marcelo da Silva
2° Membro da banca: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo levantar a possibilidade de que um dos fatores determinantes para a evasão e para o não preenchimento de vagas na UNIPAMPA – Campus São Borja está relacionado com o imaginário social que as pessoas conservam em relação à cidade em questão e depois refletir sobre possibilidades de ações publicitárias poderem trazer alguma contribuição para a mudança gradativa desse imaginário. Para isso se fez necessária a construção de um referencial teórico, com base nos conceitos de imaginário social – dando ênfase da concepção de Juremir Machado da Silva (2012) e Cornelius Castoriadis (1975) – e de publicidade, de Neusa Gomes (2008). O trabalho levanta características de São Borja e da UNIPAMPA – Campus São Borja para elaboração da linha de reflexão. Trata-se de uma pesquisa exploratória, construída com base em dois procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os materiais obtidos são organizados de acordo com o objetivo dessa pesquisa que é apresentar maneiras pelas quais a publicidade pode agir no cenário de São Borja.
Abstract: The present paper aims to raise the possibility that one of the determinant factors for the evasion and non-filling of vacancies at UNIPAMPA – São Borja Campus is related to the social imaginary that people conserve in relation this city and then reflect on the possibilities of marketing and advertisement actions that could bring some contribution to the gradual change of said imaginary. For this purpose, it was necessary to build a theoretical referential based on the concepts of social imaginary, emphasizing the conceptions of Juremir Machado da Silva (2012) and Cornelius Castoriadis (1975), and of advertisement from Neusa Gomes (2008). Characteristics of São Borja and of UNIMPAMPA – São Borja Campus were organized for the elaboration of the reflection line of thinking. The paper is an exploratory research, based in two methodological procedures: bibliographic research and documental research. The obtained materials are organized according to the research objective, which is to present ways in which advertising can act in São Borja scenario.
Palavras-chave: Ensino superior
Evasão universitária
Universidades e faculdades - Ingresso
Universidade Federal do Pampa
São Borja (RS)
Higher education ;
University dropout
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: TERRA, Marcia Escobar. O imaginário social como um fator para casos de evasão e não preenchimento de vagas na Unipampa – campus São Borja. 2017. 47 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4109
Data do documento: 8-Dez-2017
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcia Escobar Terra 2017.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.