Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4103
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Newsgames em mídias móveis: continuidades e potencializações do Dop! e do endgame: Syria
Autor(es): Godoy, Ricardo Martins
Primeiro Orientador: Belochio, Vivian de Carvalho
1° Membro da banca: Klein, Eloísa Joseane da Cunha
2° Membro da banca: Silva, Nathalia Lopes da
Resumo: O presente trabalho estuda a potencialização dos newsgames nas plataformas móveis. O objetivo geral é investigar a possíveis potencializações dos newsgames em mídias móveis a partir da observação exploratória dos newsgames Dops, versão mobile do jornal gaúcho Zero Hora, e do Endgame: Syria, aplicativo de newsgame lançado em mídias móveis iOS e Android. Para que se cumpra tal finalidade, nos capítulos um e dois, foi realizada a revisão teórica sobre o tema trabalhado. Discutiu-se conceitos de jornalismo móvel, jornalismo digital, newsgame, mídias móveis, cultura da convergência e convergência jornalística. A pesquisa empírica foi realizada através da observação exploratória (GIL, 2008) de dois newsgames produzidos, um originalmente da web e outro desenvolvido para as mídias móveis. A partir disso, foram elencados dois tipos de elementos, os de continuidade e de adaptação. O primeiro deles refere-se a características oriundas da web, já os elementos de adaptação são relacionados a possibilidades existentes somente em mídias móveis, como sensores das plataformas móveis que possam aumentar a imersão do jogador dentro do produto noticioso. A análise apontou que os jogos jornalísticos investigados neste trabalho estão em fase de evolução, pois os jornalistas não estão capacitados para tal produção. Além disso, se faz necessário aos jornalistas contemporâneos aprender conceitos e princípios dos newsgames em plataformas móveis para produzir conteúdos nesse formato efetivamente adequados a esta plataforma.
Abstract: El presente trabajo estudia la potenciación de los newsgames en las plataformas móviles. El objetivo general es investigar las posibles potencializaciones de los newsgames en medios móviles a partir de la observación exploratoria de los newsgames Dops, versión móvil del diario gaucho Zero Hora, y del Endgame: Siria, aplicación de newsgame lanzado en medios móviles IOS y Android. Para que se cumpla tal propósito, en los capítulos uno y dos, se realizó la revisión teórica sobre el tema trabajado. Se discutieron conceptos de periodismo móvil, periodismo digital, newsgame, medios móviles, cultura de la convergencia y convergencia periodística. La investigación empírica fue realizada a través de la observación exploratoria (GIL, 2008) de dos newsgames producidos, uno originalmente de la web y otro desarrollado para los medios móviles. A partir de eso, se enumeraron dos tipos de elementos, los de continuidad y de adaptación. El primero de ellos se refiere a características oriundas de la web, ya los elementos de adaptación están relacionados a posibilidades existentes solamente en medios móviles, como sensores de las plataformas móviles que puedan aumentar la inmersión del jugador dentro del producto noticioso. El análisis apuntó que los juegos periodísticos investigados en este trabajo están en fase de evolución, pues los periodistas no están capacitados para tal producción. Además, se hace necesario a los periodistas contemporáneos aprender conceptos y principios de los newsgames en plataformas móviles para producir contenidos en ese formato efectivamente adecuados a esta plataforma.
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
Jogos para celular
Jornalismo eletrônico
Videojuegos
Juegos móviles
Periodismo electrónico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: GODOY, Ricardo Martins. Newsgames em mídias móveis: continuidades e potencializações do Dop! e do endgame: Syria. 2017. 50 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4103
Data do documento: 7-Dez-2017
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Martins Godoy 2017.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.