Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3931
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Turismo e a Educação Patrimonial na Escola: a visão de alunos do ensino fundamental de Jaguarão, RS
Autor(es): Almeida, Kátia Maria Costa Taborda
Primeiro Orientador: Farinha, Alessandra Buriol
1° Membro da banca: Silva, Adriana Pisoni da
2° Membro da banca: Severo, Patrícia Schneider
Resumo: O presente estudo objetiva apresentar dados sobre a pesquisa apresentada aqui, neste artigo, sob o intuito de perceber o interesse dos alunos da Escola Municipal de ensino fundamental Padre Pagliani Jaguarão, RS, sobre o tema educação patrimonial, espaço que recebeu o Projeto Mais Educação, programa que ofereceu entre outras atividades, tal atividade. Ainda atenta para percepção dos alunos sobre a importância do tema e a relação entre memória e patrimônio. A pesquisa enfatiza o ensino de educação patrimonial e sugere elementos que podem otimizar essas atividades de modo que tal aprendizagem podem contribuições para o desenvolvimento do turismo nesta cidade. A metodologia utilizada foi qualitativa bibliográfica e aplicada entrevista semi-estruturada. Este estudo possibilitou perceber a educação patrimonial nas escolas como importante além de perceber .como essa atividade colaborou no processo de ensino/aprendizagem dos alunos. A escola como veículo formal de conhecimentos é entendida como facilitadora na compreensão dos conteúdos incluindo os relativos à patrimônios. Então, educação patrimonial é observada como um ensino que qualifica a aprendizagem e colabora para a preservação dos bens culturais e para o turismo.
Abstract: El presente estudio objetiva presentar datos sobre la investigación presentada aquí, en este artículo, con el propósito de percibir el interés de los alumnos de la Escuela Municipal de enseñanza fundamental Padre Pagliani Jaguarão, RS, sobre el tema educación patrimonial, espacio que recibió el Proyecto Más Educación, programa que ofreció entre otras actividades, tal actividad. Aún atenta para la percepción de los alumnos sobre la importancia del tema y la relación entre memoria y patrimonio. La investigación enfatiza la enseñanza de educación patrimonial y sugiere elementos que pueden optimizar esas actividades de modo que tal aprendizaje pueden aportes para el desarrollo del turismo en esta ciudad. La metodología utilizada fue cualitativa, bibliográfica y aplicada entrevista semi- estructurada. Este estudio posibilitó percibir la educación patrimonial en las escuelas como importante además de percibir .como esa actividad colaboró en el proceso de enseñanza / aprendizaje de los alumnos. La escuela como vehículo formal de conocimientos es entendida como facilitadora en la comprensión de los contenidos incluyendo los relativos a los patrimonios. Entonces, la educación patrimonial es observada como una enseñanza que califica el aprendizaje y colabora para la preservación de los bienes culturales y para el turismo.
Palavras-chave: Educação Patrimonial
Turismo
Educação
Jaguarão, RS
Educación Patrimonial
Turismo
Educación
Yaguarón - RS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Especialização em Gestão Estratégica em Turismo
Citação: ALMEIDA, Kátia Maria Costa Taborda. Turismo e a Educação Patrimonial na Escola: a visão de alunos do ensino fundamental de Jaguarão, RS. 24p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3931
Data do documento: 31-Ago-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Estratégica em Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KatiaMariaCostaTabordaAlmeida2018.pdfKátia Maria Costa Taborda Almeida 2018274.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.