Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3699
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores
Autor(es): Dora, Ricardo de Oliveira
Primeiro Orientador: Thielo, Marcelo Resende
Resumo: Dentre as áreas estudadas na Ciência da Computação, a Inteligência Artificial tem recentemente se destacado não apenas na comunidade acadêmica como também na indústria, em especial na área de jogos. Tendo em vista que ha demanda para ambientes de inteligência artificial para criação e testes de novas tecnologias, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a definição e construção de uma biblioteca de software que servira como interface para a criação e testes de algoritmos de inteligência artificial com o emulador Multiple Machine Arcade Emulator (MAME). Foi escolhido por ser o emulador com mais jogos disponíveis e maior variedade de arquiteturas de hardware, pois emula diversas plataformas diferentes, onde cada jogo poderá servir como um novo ambiente, com suas próprias regras. A fim de atingir este objetivo, foi desenvolvida uma biblioteca em Python capaz de interagir com os jogos do MAME, entregando a possibilidade de utilizar os quadros do jogo e enviar eventos de teclado para o emulador, para interagir com o jogo que esta sendo executado. Este trabalho contribui com a definição e implementação de uma biblioteca Python que pode ser usada por qualquer um que queira construir algoritmos de inteligência artificial para jogos do emulador MAME.
Abstract: Among the areas studied in Computer Science, Artificial Intelligence has recently stood out not only in the academic community but also in industry, especially in the area of games. Considering that there is demand for artificial intelligence environments to create and test new technologies, the present bachelor thesis has the purpose of defining and building a software library that will serve as an interface for the creation and testing of algorithms of artificial intelligence with the Multiple Machine Arcade Emulator (MAME), which is the emulator with more games available and greater variety of hardware architectures, since it emulates several different platforms, in which each game can serve as a new environment, with its own rules. In order to achieve this goal, a Python library has been developed that can interact with MAME games, offering the possibility to use the game frames and send keyboard events to the emulator to interact with the game being played. This work contributes with the definition and implementation of a Python library that can be used by anyone who wants to built artificial intelligence algorithms for MAME emulator games.
Palavras-chave: Ciência da computação
Inteligência artificial
Emuladores (Programas de computador)
Jogos
Computer science
Artificial intelligence
Emulators (Computer programs)
Games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: DORA, Ricardo de Oliveira. Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores. Orientador: Marcelo Resende Thielo. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3699
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo de Oliveira Dora - 2018.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.