Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3680
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A arborização urbana: construindo a identidade de Dom Pedrito
Autor(es): Dias, Celza Nariete Oliveira Marques
Primeiro Orientador: Duso, Leonardo
1° Membro da banca: Duso, Leonardo
2° Membro da banca: Coutinho, Cadidja
3° Membro da banca: Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro
Resumo: A memória ambiental tem-se mostrado muito importante na preservação da vida de um povo. A história de vida de um lugar pode ser contada através dos elementos que compõem a sua paisagem, dessa forma, escolhemos a Praça General Osório e suas árvores pelo seu importante papel na construção da história de vida da cidade de Dom Pedrito - RS. Nossas árvores fazem parte de nosso patrimônio, pois conforme a cidade foi crescendo a praça foi sendo modificada e paralelamente a este crescimento foi ocorrendo a arborização com um papel fundamental na convivência da população. Para que a história de nossa cidade e de suas árvores não se perca com o passar dos anos, decidimos montar um catálogo com as espécies encontradas. As árvores da praça foram identificadas e como resultado deste trabalho foi elaborado um catálogo digital, em forma de site, que contém fotos de todas as espécies identificadas, e também da flor, fruto e semente, contando também com registros de parte da história da cidade. O objetivo é que as informações contidas ali possam servir de fonte de informação ao maior número possível de indivíduos, além de possibilitar que cidadãos conheçam a história de seu lugar, e assim possam refletir sobre a necessidade de preservar, não só para o bem do planeta, como para o nosso próprio bem.
Abstract: La memoria ambiental se ha mostrado muy importante en la preservación de la vida de un pueblo. La historia de vida de un lugar puede ser contada a través de los elementos que componen su paisaje, de esa forma, elegimos la Plaza General Osório y sus árboles por su importante papel en la construcción de la historia de vida de la ciudad de Don Pedrito - RS. Nuestros árboles forman parte de nuestro patrimonio, pues conforme la ciudad fue creciendo la plaza fue siendo modificada y paralelamente a este crecimiento fue ocurriendo la arborización con un papel fundamental en la convivencia de la población. Para que la historia de nuestra ciudad y de sus árboles no se pierda con el paso de los años, decidimos montar un catálogo con las especies encontradas. Los árboles de la plaza fueron identificados y como resultado de este trabajo se elaboró un catálogo digital, en forma de sitio, que contiene fotos de todas las especies identificadas, y también de la flor, fruto y semilla, contando también con registros de parte de la historia de la ciudad . El objetivo es que las informaciones contenidas allí puedan servir de fuente de información al mayor número posible de individuos, además de posibilitar que ciudadanos conozcan la historia de su lugar, y así puedan reflexionar sobre la necesidad de preservar, no sólo para el bien del planeta como para nuestro propio bien.
Palavras-chave: Memória ambiental
Patrimônio histórico
Ensino de ciências
Enseñanza deciencias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citação: DIAS, Celza Nariete Oliveira Marques A arborização urbana: construindo a identidade de Dom Pedrito. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3680
Data do documento: 4-Jul-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Celza Nariete Oliveira Marques Dias.pdfCelza Nariete Oliveira Marques Dias1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.