Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3565
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A memória de narradores urbanos e rurais na ficcionalização de Ramão Machado em Rastilho
Autor(es): Tardiz, Lizaine dos Santos
Primeiro Orientador: Nunes, Geice Peres
1° Membro da banca: Ferreira, Letícia de Farias
2° Membro da banca: Morozo, Luis Fernando da Rosa
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar, nas narrativas orais coletadas, sobre Ramão Machado os elementos ficcionais presentes nas memórias de seus narradores, utilizados para transformá-lo em Rastilho, conferindo-lhe identidades distintas, que variam desde a de bandido até a de milagreiro. Valendo-nos da Oralidade como fonte expressiva da memória dos narradores locais, bem como da literatura oral fronteiriça que nos dedicamos a estudar, este trabalho possui como objeto de pesquisa os relatos de três contadores e dois escritores. Na construção dessas versões, identificamos o uso de linguagem poética, de intertextos, de verossimilhança, e, principalmente, de carga ficcional que cada um carrega. Para abordarmos as questões referentes à literatura oral, baseamo-nos nas teorias de Paul Zumthor e nos estudos de Frederico Fernandes e Edil Costa. Para tratarmos do papel da memória coletiva e da individual presente nos relatos nos apoiamos nas teorias de Maurice Halbwachs e para problematizarmosas questões referentes aosnarradores nospautamos naspesquisas deWalter Benjamin. Pontuamos em nossas análises, a partir de trechos selecionados em cada narrativa, a carga de estereótipos e as apreciações negativas que transparecem nos relatos e visam conferir traços de bandido ao personagem, bem como, mostramos as outras perspectivas que objetivam justificar as atitudes desse sujeito devido a sua condição social, traçando uma trajetóriadeprivações, sofrimento que foram responsáveis pelatranscendência pós-morte, que otornoumilagreironaOralidade.
Resumen : Este trabajo tiene por objetivo analizar, en las narrativas orales recogidas, sobre Ramão Machado los elementos ficticios presentes en las memorias de sus narradores, utilizadospara transformarlo en Rastilho,confiriéndoleidentidades distintas,que varían desde la de bandido hasta la de milagro. Valiéndonos de la Oralidad como fuente expresiva de la memoria de los narradores locales, así como de la literatura oral fronteriza que nos dedicamos a estudiar, este trabajo tiene como objeto de investigación los relatos de tres contadores y dos escritores. En laconstrucción deestos narradores, identificamos el usodelenguaje poético, de intertextos, de verosimilitud, y, principalmente, de carga ficcional que cada uno carga. Para abordar las cuestiones referentes a la literatura oral, nos basamos en las teorías de Paul Zumthor y en los estudios de Frederico Fernandes y Edil Costa. Para tratar el papel de la memoria colectiva y de la individual presente en los relatos, nos apoyamos en las teorías de Maurice Halbwachs y para problematizar las cuestiones referentes a los narradores nos basamos en las investigaciones de Walter Benjamin. Puntuamos en nuestro análisis, a partir de trechos seleccionados en cada narrativa la carga de estereotipos y apreciaciones negativas quetrasparecenenlos relatosy objetivanconferirrasgosdebandidoalpersonaje, biencomo, mostramos las otras perspectivas que buscan justificar las actitudes de ese sujeto debido a su condición social, trazandouna trayectoria deprivaciones, sufrimientoquefueron responsables porlatranscendenciapostmuerte,quelotransformóenmilagreroenlaOralidad.
Palabras clave : Literatura oral
Ficcionalização
Memória
Rastilho
Machado, Ramão
LiteraturaOral
Ficcionalización
Memória
Rastilho
Machado, Ramão
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : TARDIZ, Lizaine dos Santos. A memória de narradores urbanos e rurais na ficcionalização de Ramão Machado em Rastilho. 40p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3565
Fecha de publicación : 12-dic-2018
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LizainedosSantosTardiz2018.pdfLizaine dos Santos Tardiz 2018890.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.