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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Contribuições do planejamento estratégico na gestão de organizações do terceiro setor
metadata.dc.title.alternative: Contributions of strategic planning in the management of third sector organizations
Autor(es): Carlos, Deise Moreira
Primeiro Orientador: Patias, Tiago Zardin
1° Membro da banca: Bobsin, Débora
2° Membro da banca: Gregori, Roberto de
Resumo: As organizações que compõem o Terceiro Setor prestam serviços visando a melhoria da qualidade de vida da população. Recentemente, este setor conquistou uma grande importância, tanto social quanto econômica, tornando-se necessário o aprimoramento da administração destas entidades, a fim de que se mantenham competitivas. O objetivo deste trabalho é verificar de que forma o Planejamento Estratégico pode contribuir na gestão de organizações do Terceiro Setor. Em razão disso, foram analisadas comparativamente duas situações distintas quanto a utilização do Planejamento Estratégico. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo dividiu-se quanto aos fins e os meios. Tendo sido caracterizada como pesquisa Descritiva e Comparativa em relação aos fins, e Documental e de Campo em relação aos seus meios. A questão problema foi abordada de forma qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, realizada com presidentes de duas organizações filantrópicas. A partir da análise dos resultados verificou-se que a entidade que realiza o Planejamento Estratégico consegue estabelecer suas metas e os meios pelos quais irá alcançá-las, bem como formular e implementar suas estratégias com sucesso. Já a organização que não utiliza Planejamento Estratégico, traça suas metas, apesar de não delinear como irá alcançá-las. Além disso, não consegue formular suas estratégias, e não possui visão de futuro. Por conseguinte, constata-se que tal instrumento de gestão contribui com o desenvolvimento das organizações Sociais, ao passo que possibilita a obtenção de diferentes formas de captação de recursos, a construção da visão de futuro organizacional e o aumento da transparência diante dos parceiros. Em contrapartida, sua ausência inibe o conhecimento a respeito do ambiente em que estão inseridas, dificultando a expansão, em termos de público-alvo, serviços prestados, formas de captação de recursos, sustentabilidade financeira e parcerias com outras organizações ou setores da sociedade, dificultando seu desempenho competitivo.
Abstract: The organizations that constitute the third sector rend services aiming at a better population’s quality of life. Recently, this sector gained as great social importance and as economics, being necessary the excellence of the administration on those corporations, so that they can keep competitive. This study aims to verify how strategic planning can contribute in the third sector organizations management. For this reason, two different situations concerning strategic planning were analyzed. The methodology used to develop the study was divided as to ends and means. Having been characterized as descriptive and comparative research in relation to the purposes and Documentary and Field in relation to their means. The main issue was addressed in a qualitative way. Data were collected through semi-structured interviews with presidents of two philanthropic organizations. From the results analysis, it was verified that an organization that puts a strategic planning on practice can establish its goals and the ways to reach them, as well as formulate and implement successfully its strategies. An organization that does not put a strategic planning in action plans its goals, although it does not plan how to achieve them. Moreover, it can formulate strategies and can not have a vision for the future.Therefore, it was evidenced that such management instrument contributes to the development of social organizations, while it allows the organization vision for the future, the implementation of quality programs and reaching more beneficiaries. On the other hand, the absence of this instrument restrains the knowledge about the environment those organizations are in, making difficult the expansion about target audience, services rended, ways of fundrising, financial sustainability and partnership with other organizations or other sectors in the society, raising difficulties to its competitive development.
metadata.dc.subject: Planejamento estratégico
Terceiro setor
Planejamento estratégico no terceiro setor
Strategic planning
Third sector
Strategic planning in the third sector
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: CARLOS, Deise Moreira. Contribuições do planejamento estratégico na gestão de organizações do terceiro setor. Trabalho de conclusão apresentado ao curso de Administração. Santana do Livramento: Unipampa, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3519
metadata.dc.date.issued: 28-Jul-2010
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