Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3480
Tipo: Relatório Crítico-Reflexivo
Título: Como educar para a cidadania? uma pesquisa com estudantes do ensino fundamental
Autor(es): Gomes, Marlete Nunes
Primeiro Orientador: Hammes, Lúcio Jorge
1° Membro da banca: Gritti, Silvana Maria
2° Membro da banca: Bianchi, Paula
3° Membro da banca: Hammes, Itamar Luís
Resumo: Este trabalho consiste no relatório crítico reflexive sobre a participação dos estudantes do 9° ano da Escola Municipal Presidente João Goulart, nas decisões do cotidiano escolar de forma a identificar espaços formais e informais na tomada de decisões. A participação dos estudantes se constitui através do exercício da democracia e de oportunidades de aprendizagens, vivenciando situações que evidenciem a relação entre os sujeitos envolvidos em educação. A imagem da escola decorre da ação conjunta de todos os elementos. O projeto propunha discutir como educar para a democracia com estudantes do Ensino Fundamental. Inicialmente foi aplicada uma entrevista semiestruturada e feita a análise de documentos como Regimento do Conselho Escolar, Projeto Político Pedagógico que mostram como se dá esse movimento de participação estudantil na teoria. As ações da escola estão pautadas por documentos como o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico, os quais requerem a participação da comunidade escolar na sua elaboração e a tarefa da escola é buscar que a participação seja efetiva também na prática, na gestão da escola democrática.
Abstract: Este trabajo consiste en el informe crítico reflexivo sobre la participación de los estudiantes del 9 año de la escuela municipal Presidente João Goulart, en las decisiones del cotidiano escolar para identificar espacios formales e informales en la toma de decisiones. La participación de los estudiantes se constituye a través del ejercicio de la educación democracia y oportunidades de aprendizajes, viviendo situaciones que evidencian la relación entre los sujetos envueltos en educación. La imagen de la escuela se deriva de la acción conjunta de todos los elementos. El proyecto propone discutir cómo educar para la democracia con estudiantes de la enseñanza fundamental. Inicialmente se aplicó una entrevista semiestructurada y se hizo el análisis de documentos como el regimiento del consejo escolar, proyecto político pedagógico que muestran como si dá ese movimiento de participación estudiantil en la teoría. Las acciones de la escuela están pautadas por documentos como el régimen escolar y el proyecto político pedagógico, los cuales requieren la participación de la comunidad escolar en su elaboración y la tarea de la escuela es buscar que la participación sea efectiva también en la práctica, en la gestión de la escuela democrática
Palavras-chave: Participação
Estudantes
Cidadania
Participación
Estudiantes
Ciudadanía
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: GOMES, Marlete Nunes. Como educar para a cidadania? uma pesquisa com estudantes do ensino fundamental. 72p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3480
Data do documento: 3-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarleteNunesGomes2018.pdfMarlete Nunes Gomes - 20182.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.