???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3469
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A revista íntima no Presídio Estadual de São Borja: uma prática de violação dos direitos das mulheres
Autor(es): Casali, Jessica Pereira
Primeiro Orientador: Pedersen, Jaina Raqueli
1° Membro da banca: Quadrado, Jaqueline Carvalho
2° Membro da banca: Berwig, Solange Emilene
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade problematizar a violação dos direitos das mulheres que com a privação de liberdade de seus familiares, acabam se submetendo, nos dias de visita, ao procedimento de busca pessoal ou revista íntima. O objetivo geral deste estudo é analisar a compreensão que os sujeitos envolvidos direta e indiretamente na revista íntima realizada em presídios possuem acerca deste procedimento, a fim de verificar se estes o percebem como uma prática de violação dos direitos das mulheres. Visando responder o seguinte problema: Qual a compreensão que os sujeitos envolvidos direta e indiretamente no procedimento de revista íntima, realizado no presídio, têm em relação à possibilidade deste constituirse ou não enquanto prática de violação dos direitos das mulheres. Fundamentado no Método Materialista Histórico e Dialético, o qual tem como alicerce as categorias teóricas da historicidade, totalidade e contradição, o referido estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada com o uso de um formulário com questões abertas e fechadas, realizadas com os funcionários do Presídio Estadual de São Borja e com as mulheres que visitaram os internos do presídio, nos respectivos anos de 2013 e 2014. Para a interpretação dos dados coletados, empregou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Como categorias explicativas da realidade, delimitaram-se a Política de Segurança Pública, o Sistema Prisional Brasileiro, as visitas nos estabelecimentos prisionais e os procedimentos de revista íntima. Os resultados deste estudo revelam que sete (7) dos nove (9) sujeitos entrevistados nesta pesquisa reconhecem que os procedimentos de revista íntima, utilizados no Presídio Estadual de São Borja, constituem-se enquanto uma prática de violação dos direitos das mulheres.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo discutir la violación de los derechos de las mujeres con la privación de la libertad de sus familiares, terminan inclinándose en los días de visita, procedimiento de búsqueda personal o registros corporales. El objetivo de este estudio es analizar el entendimiento de que el sujeto involucrado directa e indirectamente en la búsqueda de la tira llevada a cabo en las prisiones han sobre este procedimiento con el fin de verificar que la perciben como una práctica de violación de los derechos de las mujeres. Con el fin de responder a la siguiente problema: ¿Qué es la inteligencia de que el sujeto participa directa e indirectamente en el procedimiento de búsqueda de la tira, que se celebró en la cárcel, tienen sobre la posibilidad de que esto tiene o no como una práctica de violación de los derechos de las mujeres? Basado en el Materialismo Histórico y Dialéctico Método, que tiene como fundamento las categorías teóricas de la historicidad, y toda contradicción, que el estudio es cualitativo, descriptivo y exploratorio. Se utilizó como instrumento de recolección de datos, la entrevista semi -estructurada mediante un formulario con preguntas abiertas y cerradas, llevado a cabo con los empleados del Estado Presidio de San Borja y mujeres que visitó la casa de la cárcel, en los respectivos años 2013 y 2014. Para la interpretación de los datos recogidos, se utilizó la técnica de análisis de contenido de Bardin. Como categorías explicativas de la realidad delimitada a la Política de Seguridad Pública, el sistema penitenciario brasileño, visitas en las cárceles y los procedimientos de búsqueda tira. Los resultados de este estudio revelan que siete (7) de los nueve (9) personas entrevistadas en este estudio reconocen que los procedimientos de búsqueda tira utilizados en el Estado de São Borja Presidio, constituyen prácticas como violaciónes de los derechos de las mujeres.
metadata.dc.subject: Serviço social
Prisões – Visitantes
Prisões - Política governamental
Mulheres
Direitos das mulheres
Servicio social
Prisiones – visitantes
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: CASALI, Jessica Pereira. A revista íntima no Presídio Estadual de São Borja: uma prática de violação dos direitos das mulheres. 2015. 124p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3469
metadata.dc.date.issued: 6-Feb-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Jessica Pereira Casali 2015.pdf1.69 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???