Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3454
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A violência nas práticas cotidianas: uma experiência com a turma sabiá do Centro Formação Teresa Verzeri, a partir da oficina “violência não rola”
Autor(es): Amaral, Priscila Paula
Primeiro Orientador: Quadrado, Jaqueline Carvalho
1° Membro da banca: Pedersen, Jaina Raqueli
2° Membro da banca: Silva, Jocenir de Oliveira
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso problematiza o produto da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social realizado no Centro de Formação Tereza Verzeri, no município de São Borja/RS, no período de 2013. Neste período foi realizado um projeto de intervenção com a turma Sabiá, que teve como público alvo crianças de 09 a 11 anos de idade para discutir o tema: violência e seus movimentos de enfrentamento e resistência. Para maior relevância fez-se uma pesquisa documental, realizada nos documentos elaborados durante o período de estágio como: análise Institucional e principalmente o diário de campo, elaborado pela acadêmica, que aborda as intervenções das Assistentes Sociais da Instituição frente à violência contra a criança e o adolescente que se acompanhou durante o período de estágio supervisionado. Também como método de análise buscou-se referencial teórico que abordasse duas categorias selecionadas como fundamentais para entender o processo de manifestação da violência, que foi a família, neste engloba-se a origem e suas modificações ao longo da história, bem como a origem dos sentimentos de infância e o processo de ganho de reconhecimento e ganho de direitos até sua efetivação. E a categoria violência, seus tipos, suas limitações, enfatizando a violência estrutural e a violência intrafamiliar, por serem duas categorias muito discutidas durante o período de estágio entre a estagiária e supervisora de campo e acadêmica. Justifica-se a importância da discussão da violência, por estar possibilitando aos usuários a intervenção para fortalecer seus movimentos de resistência e enfrentamento da violência, bem como sua prevenção. Também pela oportunidade de contribuir para que as crianças se identifiquem como sujeitos em uma sociedade, e ainda que se sensibilizem com a prevenção da violência, não sendo mais coniventes com a ocorrência da mesma. Para a análise dessa pesquisa documental, foi utilizado o método dialético crítico e suas categorias, desvendando a realidade, e interpretando-a, além do estudo qualitativo e da análise de conteúdo. Por fim, como resultado desse processo de intervenção junto à turma Sabiá em relação à violência, identificou-se que as crianças tiveram uma mudança de comportamento durante a execução do projeto, e que este colaborou para a harmonia das relações entre as crianças e educadores enquanto ambiente de convivência, bem como a acadêmica conseguiu identificar uma possível proposta de intervenção frente à família das crianças e adolescentes atendidos, perante o tema trabalhado que foi a violência.
Abstract: Este artículo discute la terminación por supuesto el producto de la experiencia de prácticas supervisadas en Trabajo Social que tuvo lugar en el centro de formación Verzeri Tereza , en el municipio de San Borja / RS , a partir de 2013 . La violencia y sus movimientos de afrontamiento y resistencia: Teníamos un proyecto de intervención con la clase de Sabia , que tenían los niños de 09 a 11 años de edad de la audiencia para discutir el tema se llevó a cabo . Para mayor relevancia se convirtió en una investigación documental , llevado a cabo en los documentos preparados durante la pasantía como: Análisis institucional y, especialmente, el diario de campo , elaborado por académicos , intervenciones que abordan los trabajadores sociales de la institución frente a la violencia contra los niños y adolescente que lo acompañó durante el período de prácticas . También como un método de análisis se buscó marco teórico que aborda dos seleccionados como categorías clave para la comprensión del proceso de manifestación de la violencia , que era la familia, lo que incluye el origen y sus cambios a lo largo de la historia y el origen de sentimientos de la niñez y obtener reconocimiento y ganar derechos para su proceso de ejecución. Y la violencia, sus tipos, sus limitaciones , categoría enfatizando la violencia estructural y violencia familiar, están discutiendo mucho dos categorías durante la etapa entre el aprendiz y el supervisor y el ámbito académico. Justifica la importancia de la discusión de la violencia , lo que permite a los usuarios hacer una intervención para fortalecer los movimientos de resistencia y enfrentar la violencia y su prevención. También por la oportunidad de contribuir a que los niños se identifiquen como sujetos en una sociedad , y sin embargo, ser sensibles a la prevención de la violencia , ya no tolerar la ocurrencia del mismo. Para el análisis de esta investigación documental , el método dialéctico crítico y sus categorías , revelando la realidad , y su interpretación , se utilizó más allá del estudio cualitativo y análisis de contenido. Finalmente , como resultado de este proceso de intervención con la clase Sabia hacia la violencia , se encontró que los niños tenían un cambio de comportamiento durante la ejecución del proyecto, y que ello ha contribuido a la armonía de las relaciones entre los niños y los educadores mientras de condiciones de vida, así como académico ha identificado una posible propuesta de intervención hacia adelante a la familia de los niños y adolescentes tratados antes de que el tema tratado fue que la violencia.
Palavras-chave: Violência
Serviço Social
Violência familiar
Violencia
Servicio social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: AMARAL, Priscila Paula. A violência nas práticas cotidianas: uma experiência com a turma sabiá do Centro Formação Teresa Verzeri, a partir da oficina “violência não rola”. 2014. 103p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3454
Data do documento: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila Paula Amaral 2014.pdf778.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.