Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3448
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A contribuição dos fatores socioeconômicos no desempenho escolar: estudo de caso sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus de São Borja-RS
Autor(es): Nunes, Bruno Nabolotnyj
Primeiro Orientador: Cruz, Claudete Robalos da
1° Membro da banca: Guindani, Evandro Ricardo
2° Membro da banca: Pinto, Muriel
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar a colaboração dos fatores socioeconômicos no desempenho escolar. Para tanto, foi realizado estudo de caso na EMEF Sagrado Coração de Jesus de São Borja. Foram adotados os métodos de pesquisa bibliográfica; pesquisa em sites; estudo de caso para a coleta, interpretação e comparação de dados quantitativos; e formulação e aplicação de questionários para a análise de conteúdo qualitativo. A contribuição dos fatores socioeconômicos no desempenho escolar dos alunos foi compreendida através da análise dos seguintes fatores: criação de programas de renda do Governo Federal para auxiliar na educação; recursos de nível local, e as ações políticas do poder público e da sociedade civil para o atendimento das necessidades educacionais; colaboração da Prefeitura Municipal, infraestrutura da escola, capacitação dos profissionais de ensino e investimento pedagógico da família. Utilizou-se o Idese para indicar a situação socioeconômica do município, e o Censo Escolar, a Prova Brasil e o Ideb para mensurar a situação educacional da escola, no período de 2009 e 2011. Também buscou-se verificar a opinião da comunidade escolar, por meio da aplicação de questionários na EMEF Sagrado Coração de Jesus. O resultado dessa pesquisa constatou que os fatores socioeconômicos do município contribuíram positivamente no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais e dos anos finais da EMEF Sagrado Coração de Jesus, no período correspondente da investigação, 2009 e 2011. Portanto, a Ciência Política, permite ampliar o olhar sobre a importância de unir o governo, a escola, os pais e os alunos na qualificação da educação básica.
Abstract: The objective of this study was investigate the contribution of socioeconomic factors in school performance. For so much, was realized a case study in the EMEF Sagrado Coração de Jesus from the city of São Borja. Were adopted the methods of literature; research sites; case study for the collection, interpretation and comparison of quantitative data; and formulation and implementation of questionnaires for qualitative content analysis. The contribution of socioeconomic factors in the school performance of students was understood through analysis of the following factors: creation of income programs of the Federal Government to assist in education; local resources, and the political actions of the government and civil society to meet the educational needs; collaboration of the City Hall, school infrastructure, training of teaching professionals and family educational investment. The IDESE was used to indicate the socioeconomic situation of the county, and the School Census, the Brazil test and the IDEB for measuring the educational situation of the school, between 2009 and 2011. Also it sought check the opinion of the school community, through the use of questionnaires in EMEF Sagrado Coração de Jesus. The result of this research found that socioeconomic factors of the city contributed positively in the academic performance of students in the early years and the final years of EMEF Sagrado Coração de Jesus, in the corresponding period of investigation, 2009 and 2011. Therefore, the Political Science, allows to enlarge the look about the importance of joining the government, the school, parents and students in the qualification of basic education.
Palavras-chave: Educação
Rendimento escolar
Política pública
Education
School performance
Public policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: NUNES, Bruno Nabolotnyj. A contribuição dos fatores socioeconômicos no desempenho escolar: estudo de caso sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus de São Borja-RS. 2016. 58p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3448
Data do documento: 11-Jul-2016
Aparece nas coleções:Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Nabolotnyj Nunes 2016.pdf889.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.