Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2993
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeito do peso ao acasalamento em ovelhas de corte
Autor(es): Oliveira, Bruna Severo de
Primeiro Orientador: Fontoura Júnior, José Acélio Silveira da
1° Membro da banca: Fontoura Júnior, José Acélio Silveira da
2° Membro da banca: Neves, Adriana Pires
3° Membro da banca: Segabinazzi, Luciane Rumpel
Resumo: A maior diferença na produtividade está na atividade da cria, com a mudança de uma mentalidade tradicionalmente inflexível para uma abordagem dinâmica. O número de terneiros desmamados cresce, mesmo com a também diminuição das áreas destinadas a esta atividade. Mais terneiros em menos espaço com menos matrizes é o retrato de novas tecnologias e mentalidade aplicadas nestas propriedades. O objetivo desse trabalho foi avaliar o desempenho reprodutivo, através das taxas de prenhez e natalidade, de novilhas de corte aos dois anos de idade de acordo com o peso na inseminação artificial. O presente trabalho foi realizado em uma propriedade particular no município de Dom Pedrito, na localidade de Torquato Severo. Foram acompanhadas 41 novilhas do acasalamento ao parto, sendo divididas em dois grupos: ≥ 355kg totalizando 21 novilhas e < 355kg totalizando 20 novilhas. Apesar das novilhas terem sidos divididas em dois grupos, não houve diferença significativa na taxa de prenhez como não houve diferença na taxa de natalidade. Nos dois grupos a taxa de aborto foi igual, com duas novilhas em cada, o que diferiu foi o número de partos distócicos com morte no grupo ≥ 355, com 4,76% contra 15,00% do grupo >355. Com estes resultados fica claro, que estrutura corporal das novilhas ao primeiro acasalamento, principalmente o peso, influencia positivamente a taxa de concepção.
Abstract: La mayor diferencia en la productividad está em la actividad de creacion, con el cambio de una mentalidad tradicionalmente inflexible a un enfoque proactivo. El número de terneros destetados crecen, incluso con el también disminuycion de las áreas para esta actividad. Más terneros en menos espacio y menos matrices es la imagen de las nuevas tecnologías y la mentalidad aplicadas a estas propiedades. El objetivo de este estudio fue evaluar el comportamiento reproductivo, a través de las tasas de embarazo y nacimiento, de novillas de carne a los dos años de edad de acuerdo con el peso durante la inseminación artificial. Este estudio se realizó en una finca privada en Dom Pedrito en el lugar Torquato Severo. Fueron acompañados por un total de 41 novillas de apareamiento hasta el parto, apartadas en dos grupos: ≥ 355kg con total de 21 novillas y < 355kg con total de 20 novillas. A pesar de apartar vaquillas en dos grupos, no hubo diferencia significativa en la tasa de embarazo y no se observó diferencia en la tasa de natalidad. En ambos grupos la tasa de aborto fue el mismo, con dos vaquillas en cada uno, pero lo que difería era el número de distocia con muerte en el grupo ≥ 355, con el 4,76%, frente al 15,00% del grupo >355. Con estos resultados, es evidente que la estructura del cuerpo de las vaquillas a la primera de apareamiento, especialmente peso, influye positivamente en la tasa de concepción.
Palavras-chave: Recria
Reprodução
Nutrição
Recrea
Reproduction
Nutrición
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citação: OLIVEIRA, Bruna Severo de. Efeito do peso ao acasalamento em novilhas de corte. 2015. 30 fl.Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em Zootecnia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2993
Data do documento: 3-Dez-2015
Aparece nas coleções:Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA SEVERO DE OLIVEIRA.pdfBRUNA SEVERO DE OLIVEIRA 2015222.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.