Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2909
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A percepção dos apenados sobre ações da prefeitura municipal de Sant'Ana do Livramento, no processo de ressocialização: possibilidades e limitações
Autor(es): Alves, Carla Fernanda Parreño
Primeiro Orientador: Burgardt, Victor Hugo Veppo
1° Membro da banca: Benetti, Rodrigo Alexandre
2° Membro da banca: Thomaz, João Luis Peruchena
Resumo: Considerado como um dos países mais violentos, o Brasil tem um acelerado crescimento nos índices de criminalidade, alguns fatores que contribuem para isso é a situação de desigualdade social vivida nos dias de hoje, a baixa renda e o desemprego, a violência atinge todas as camadas da sociedade. Atualmente vivemos uma situação carcerária em estado precárias sem condições de reintegrar um indivíduo a sociedade. Pouco se fala em políticas públicas ressocializadoras dos apenados em cumprimento de pena privativa de liberdade, essas políticas são de extrema necessidade, como forma de diminuir a reincidência e diminuir a criminalidade, o trabalho pode ser benéfico para os indivíduos pois é capaz de transformar e dar condições sociais mais dignas. O município de Sant’Ana do livramento é um exemplo em iniciativa de políticas ressocializadoras, em 2013 firmou Convênio com a Superintendência de Serviços Penitenciários para utilização de mão de obra prisional dos detentos dos regimes semiaberto e aberto na atividade de limpeza urbana. A inserção detentos através do trabalho é de grande valia aumenta a autoestima dos indivíduos que por si sentem-se parte importante da sociedade.
Abstract: Considerado como uno de los países más violentos, el Brasil tiene un acelerado crecimiento em los índices de criminalidad, algunos factores que contribuyen para eso és la situación de desigualdad social vivida em los días de hoy, los bajos ingressos y el desempleo, la violencia alcanza todas las capas de la sociedad. Actualmente vivimos una situación carcelaria en estado precario sin condiciones de reintegrar un individuo em la sociedad. Poco se habla en políticas publicas de reintegración de los apenados en cumprimiento de pena privativa de libertad, esas politicas son de extrema necesidad, como forma de reducir la reincidencia e reducir la criminalidad, el trabajo puede ser benefico para los individuos es capaz de transformar y ofrecer condiciones sociales más dignas. El municipio de Sant’Ana do livramento es un ejemplo en iniciativas de politicas de reintegración, en 2013 firmó Convenio con la Superintendência de Serviços Penitenciários para la utilización de la mano de obra carcelaria de los detenidos de los regímenes semiabierto e abierto em la actividad de limpieza urbana. La inserción de los detenidos a través del trabajo es de grande valia aumenta la autoestima de los individuos que se sienten parte importante de la sociedad.
Palavras-chave: Política Pública
Trabalho
Convênio
Politica Publica
Trabajo
Convenio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citação: ALVES, Carla Fernanda. A percepção dos apenados sobre as ações da prefeitura municipal de Sant'Ana do Livramento, no processo de ressocialização: possibilidades e limitações. 19 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2909
Data do documento: 17-Nov-2017
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLA FERNANDA PARREÑO ALVES.pdfTCC Carla Fernanda Parreño Alves - 2017440.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.