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Tipo: Relatório Crítico-Reflexivo
Título: Intenções, tensões e contradições na formação acadêmico-profissional para os(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) da rede municipal de ensino de São Lourenço do Sul.
Autor(es): Silva, Carlene Lima da
Primeiro Orientador: Mello, Elena Maria Billig
Resumo: O presente relatório crítico-reflexivo, intitulado “Intenções, Tensões e Contradições na Formação Acadêmico-profissional para os(as) Coordenadores(as) Pedagógicos(as) da Rede Municipal de Ensino de São Lourenço do Sul”, teve como objetivo geral: avaliar a formação acadêmico-profissional por meio de roda de formação do grupo de coordenadores(as) pedagógicos(as) da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) que atuam junto aos(às) professores(as) da Rede Municipal de Ensino de São Lourenço do Sul. Os objetivos específicos foram: (a) avaliar os resultados das edições 2014 e 2015 do Projeto de Formação Docente Continuada e Permanente junto aos Coordenadores Pedagógicos da SMECD; (b) diagnosticar a demanda de conhecimentos necessários à gestão pedagógica dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as); (c) levantar concepções teórico- práticas sobre a coordenação pedagógica; (d) mapear o ordenamento legal e normativo relacionado à atuação da coordenação pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; (e) desenvolver ações de intervenção para qualificar a formação acadêmico- profissional dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) da Secretaria Municipal de Educação, a partir da contextualização da realidade municipal. A investigação foi orientada pela abordagem intervencionista (DAMIANI, 2012; DAMIANI et al., 2013), com análise de questionário aplicado (MARCONI; LAKATOS, 1999) e análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), produzindo o corpus para o Plano de Ação, organizado em Rodas de Formação (ALBUQUERQUE; GALIAZZI, 2011; GALIAZZI, 2003; WARSCHAUER, 2001), e, por fim, o monitoramento e avaliação das ações com anotações em cadernos de escrita dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as), a partir dos seguintes questionamentos: O que eu aprendi? Como aprendi? Os dados foram analisados com aproximações aos procedimentos de análise temática (MINAYO, 1993) e de pesquisa intervencionista. Com a intervenção pedagógica realizada, compreendemos os(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) enquanto profissionais com capacidade de desenvolverem e mediarem importantes conhecimentos pedagógicos, através da reflexão de suas práticas educacionais, pelas partilhas de experiências, em Rodas de Formação, que lhes permitiram examinar e (re)construir suas teorias implícitas, seus esquemas de funcionamento e suas atitudes.
Abstract: The present critical-reflective report, entitled "Intentions, Tensions and Contradictions in the Academic-Professional Formation for the Pedagogical Coordinators of the São Lourenço do Sul Municipal Education Network", had as general objective: evaluating the academic-professional formation through the training wheel of the pedagogical coordinators group of the Municipal Secretariat of Education, Culture and Sport (MSECS) that work with the teachers of São Lourenço do Sul Municipal Education Network. The specific objectives were: (a) to evaluate the results of the 2014 and 2015 editions of the Continuing and Permanent Teacher Training Project with the Pedagogical Coordinators of the MSECS; (b) to diagnose the demand for knowledge necessary for the pedagogical management of the pedagogical coordinators; (c) to raise theoretical-practical conceptions about pedagogical coordination; (d) to map the legal and normative order related to the performance of pedagogical coordination in Early Childhood Education and Elementary Education; (e) to develop intervention actions to qualify the academic-professional formation of the Municipal Education Department pedagogical coordinators, based on the contextualization of the municipal reality. The research was guided by the interventionist approach (DAMIANI, 2012; DAMIANI et al., 2013), with an applied questionnaire analysis (MARCONI; LAKATOS, 1999) and documentary analysis (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), producing the corpus for the Action Plan, organized in Training Wheels (ALBUQUERQUE; GALIAZZI, 2011; GALIAZZI, 2003; WARSCHAUER, 2001), and, finally, the monitoring and evaluation of the actions with annotations in the pedagogical coordinators writing books, from the following questions: what did I learn? How did I learn? The data were analyzed with approximations to the procedures of thematic analysis (MINAYO, 1993) and of interventionist research. With the pedagogical intervention carried, it is possible to understand the pedagogical coordinators as professionals with the capacity to develop and mediate important pedagogical knowledge, through the reflection of their educational practices, through the sharing of experiences, in Training Wheels, which allowed them to examine and (re)construct their implicit theories, their functioning schemes, and their attitudes.
Palavras-chave: Coordenação pedagógica
Formação acadêmico-profissional
Roda de formação
Intervenção
Pedagogical coordination
Academic-professional training
Training wheel
Intervention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: SILVA, Carlene Lima da. Intenções, tensões e contradições na formação acadêmico-profissional para os(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) da rede municipal de ensino de São Lourenço do Sul. 113p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1944
Data do documento: 15-Jul-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

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