Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1258
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A educação ambiental nos anos iniciais das escolas públicas estaduais de Santana do Livramento (RS)
Autor(es): Martins, Mariza Guedes Maria
Primeiro Orientador: Cipolat, Carina
Resumo: O presente estudo tem por objetivo verificar como a Educação Ambiental está sendo desenvolvida nos anos iniciais das Escolas Públicas Estaduais de Santana do Livramento, RS. A pesquisa foi desenvolvida em quatro escolas Estaduais, onde foram entrevistados dezesseis professores dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo quatro de cada escola. Para realização da pesquisa, foi aplicado um questionário com doze questões semi-estruturadas, versando sobre como está sendo desenvolvida a Educação Ambiental na escola, se há incentivos para os professores, o envolvimento de alunos e professores nos projetos/atividades da escola e com que objetivo eles trabalham a Educação Ambiental. O questionário utilizado foi adaptado da pesquisa de iniciação científica de Aresi e Manica (2010). Conforme análise dos resultados verificou-se que a Educação Ambiental está sendo trabalhada diariamente nas escolas através de projetos e atividades, como a coleta seletiva do lixo, consumo consciente e confecção de hortas e jardins, num estudo globalizado, onde os professores são incentivados a trabalhar utilizando-se de vários meios para desenvolver atividades com seus alunos e tendo objetivos claros de conscientização, preservação, comprometimento e cuidados com o meio ambiente.
Resumen : The present study aims to determine how environmental education is being developed in the early years of the State Public Schools Santana of Livramento, RS. The research was conducted in four state schools where sixteen teachers in the early years of elementary school, four from each school were interviewed. To conduct the survey , a questionnaire with twelve semi - structured questions , dealing as it is being developed environmental education in school , if there are incentives for teachers , engaging students and teachers in the projects / activities of the school and it has been applied goal they work Environmental Education . The questionnaire was adapted from the research of undergraduates Aresi and Manica (2010). As analysis of the results, it was found that environmental education is being worked daily in schools through projects and activities, such as waste sorting, conscious consumption and production of vegetable and flower gardens, a global study, where teachers are encouraged using various means to develop activities with students and having clear goals of awareness, preservation, care and commitment to the environment.
Palabras clave : Public management: Brazil - Rio Grande do Sul - Santana do Livramento
Environmental education
Gestão pública - Brasil - Rio Grande do Sul - Santana do Livramento
Educação ambiental
Meio ambiente - preservação
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Santana do Livramento
Citación : MARTINS, Mariza Guedes Maria. A educação ambiental nos anos iniciais das escolas públicas estaduais de Santana do Livramento (RS). Santana do Livramento: Unipampa, 2014.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1258
Fecha de publicación : 2014
Aparece en las colecciones: Tecnologia em Gestão Pública



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons