Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1030
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorMachado, Susete Francieli Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-02-14T13:26:40Z-
dc.date.available2017-02-14T13:26:40Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1030-
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.subjectHistória da química-
dc.subjectEnsino de química-
dc.subjectLivros didáticos-
dc.titleAbordagem da história da química em escolas de ensino médio de Caçapava do Sul/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO artigo almeja contribuir para a discussão acadêmica da inserção da História da Química no Ensino de Ciências. Teve-se por objetivo analisar qualitativamente se a História da Química vem sendo abordada no Ensino Médio em três escolas do município. Foram realizadas entrevistas com os docentes de Química e investigado se os livros didáticos que os mesmos utilizam para planejar as suas aulas abordam a História da Química. As entrevistas com os docentes foram gravadas, e o conteúdo registrado dessas conversas foi analisado utilizando o método Análise Textual Discursiva – ATD. Os livros didáticos foram analisados utilizando como instrumento de pesquisa as categorias de análise sobre a História da Ciência em livros didáticos. Percebeu-se na pesquisa que os docentes abordam a História da Química, muitas vezes de forma descontextualizada e de modo a deixar de lado importantes reflexões sobre este tema. Observou-se na análise dos livros didáticos, que os materiais e conteúdos sobre a História da Química costumam ser apresentados de forma superficial e objetiva, minimizando discussões sobre a natureza da Química. Desta forma, enfatiza-se, a necessidade de motivar a formação de docentes com experiência nesta área, visto que está presente nos parâmetros nacionais do Ensino de Química no país, e, no entanto não se tem dado a devida relevância na formação acadêmica docente. Ressalta-se também a importância de propiciar estímulos na formação docente para um viés acadêmico que se preocupa com a formação de um professor reflexivo em sua prática profissional.pt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Exatas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Abordagem da história da química em escolas de ensino médio de Caçapava do SulRS..pdf440.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.