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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10162
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação acadêmico-profissional de professores Surdos: barreiras e estratégias de apoio no curso DUA na prática |
Autor(es): | Soares, Luciana Moraes |
Primeiro Orientador: | Martins, Claudete da Silva Lima |
1° Membro da banca: | Martins, Claudete da Silva Lima |
2° Membro da banca: | Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio |
3° Membro da banca: | Jesus, Suzana Cavalheiro de |
4° Membro da banca: | Krause, Keli |
Resumo: | A discussão sobre formação acadêmico-profissional de professores Surdos é tema relevante para a implementação de estratégias formativas que possibilitem a construção de conhecimento significativo pelos sujeitos participantes. Nesse contexto, a presente pesquisa apresenta os resultados obtidos através de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, do tipo exploratória, o qual investigou a formação acadêmico profissional de professores Surdos, no âmbito do curso de aperfeiçoamento DUA na prática, oferecido para professores da Educação Básica de escolas públicas brasileiras. Como campo de pesquisa, apresenta-se o curso de aperfeiçoamento DUA na prática, o qual contou com 27 turmas, sendo que dentre essas 27, possui a turma bilíngue Colaboração. O curso foi proposto como uma das ações do Programa de Extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas do Pampa, desenvolvido pela Universidade Federal do Pampa. Nesse contexto, foi definida a seguinte questão de pesquisa: como o curso DUA na prática garante acessibilidade aos professores Surdos que participam da formação? Os sujeitos investigados foram os nove cursistas Surdos da turma Colaboração e os dois tradutores/intérpretes do curso. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizadas duas entrevistas semiestruturadas distintas, sendo que uma foi aplicada junto aos cursistas Surdos e a outra junto aos tradutores/intérpretes de Libras. Também realizou-se análise documental do Projeto Institucional do Programa de Extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas do Pampa, bem como do plano de curso, dos cadernos formativos e dos vídeos das tertúlias realizadas durante o curso DUA na prática. A análise dos dados foi embasada na análise de conteúdo (Bardin, 1977), a partir de três categorias definidas: 1. Formação acadêmico-profissional de professores na perspectiva inclusiva com foco na acessibilidade; 2. Barreiras e apoios à formação de professores Surdos considerando múltiplas formas de ensino e aprendizagem e 3. Prática profissional a partir das contribuições da formação, considerando o trabalho colaborativo. Nesse sentido, ao analisar o curso DUA na prática, verificou-se a formação acadêmico-profissional quanto à acessibilidade, mapearam-se as barreiras enfrentadas pelos professores Surdos e identificaram-se as estratégias e apoios disponibilizados para garantir acessibilidade. Dessa forma, foram elencadas as diversas estratégias de acessibilidade implementadas para a remoção de barreiras por exemplo: participação de tradutores/intérpretes de Libras, utilização de legendas, inserção de recursos visuais nos materiais teóricos e nas lives, interação pelo chat, organização de uma turma bilíngue e o desenvolvimento de um trabalho colaborativo para leitura dos materiais teóricos, a partir da tradução à prima vista (Sampaio, 2022). Concluiu-se que o curso de aperfeiçoamento DUA na prática ofertou formação acadêmico-profissional na perspectiva inclusiva, tendo como premissa a identificação e remoção de barreiras, garantindo dessa forma a acessibilidade necessária para a participação e aprendizado dos cursistas Surdos, por meio de diferentes estratégias implementadas. Além disso, o posicionamento dos professores formadores alinhado à teoria possibilitou que os cursistas pudessem acompanhar a implementação das estratégias de acessibilidade na prática, de forma que o caráter colaborativo da formação foi fundamental para as reflexões e construção do conhecimento. |
Abstract: | The discussion on academic-professional training of Deaf teachers is a relevant topic for the implementation of training strategies that enable the construction of significant knowledge by the participating subjects. In this context, this research presents the results obtained through a case study, with a qualitative, exploratory approach, which investigated the academic-professional training of Deaf teachers, within the scope of the DUA in practice improvement course, offered to Basic Education teachers in Brazilian public schools. As a research field, the DUA in practice improvement course is presented, which had 27 classes, and among these 27 classes, there is a bilingual Collaboration class. The course was proposed as one of the actions of the Inclusive Pedagogical Gatherings of Pampa Extension Program developed by the Federal University of Pampa. In this context, the following research question was defined: how does the DUA in practice course guarantee accessibility to Deaf teachers who participate in the training? The subjects investigated were the nine Deaf students in the Collaboration class and the two translators/interpreters of the course. Two distinct semi structured interviews were used as research instruments, one of which was applied to the Deaf students and the other to the translators/interpreters of Libras. A documentary analysis of the Institutional Project of the Extension Program Inclusive Pedagogical Gatherings of Pampa was also carried out, as well as the course plan, training notebooks and videos of the gatherings held during the DUA in practice course. Data analysis was based on content analysis (Bardin, 1977), based on three defined categories: 1. Academic-professional training of teachers from an inclusive perspective with a focus on accessibility; 2. Barriers and support for the training of Deaf teachers considering multiple forms of teaching and learning; and 3. Professional practice based on the contributions of training, considering collaborative work. In this sense, when analyzing the DUA course in practice, the academic-professional training regarding accessibility was verified, the barriers faced by Deaf teachers were mapped, and the strategies and support made available to ensure accessibility were identified. Thus, the various accessibility strategies implemented to remove barriers were listed, such as: participation of Libras translators/interpreters, use of subtitles, insertion of visual resources in theoretical materials and live sessions, interaction via chat, organization of a bilingual class, and the development of collaborative work to read theoretical materials, based on sight translation (Sampaio, 2022). It was concluded that the DUA improvement course in practice offered academic-professional training from an inclusive perspective, based on the premise of identifying and removing barriers, thus ensuring the necessary accessibility for the participation and learning of Deaf students, through different strategies implemented. Furthermore, the positioning of the teacher trainers aligned with the theory, allowed the students to follow the implementation of accessibility strategies in practice, so that the collaborative nature of the training was fundamental for reflections and construction of knowledge. |
Palavras-chave: | Formação acadêmico-profissional Educação de surdos Barreiras Inclusão Academic-professional training Education of the deaf Barriers Inclusion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Citação: | SOARES, Luciana Moraes. Formação acadêmico-profissional de professores Surdos: barreiras e estratégias de apoio no curso DUA na prática. 2025. 135f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10162 |
Data do documento: | 21-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
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