???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9168
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Os futuros professores do Curso de Letras – Português pela Unipampa/UAB – polo Esteio/2021 e o preconceito linguístico: combatê-lo ou induzi-lo?
Autor(es): Nunes , Valéria Denise
Primeiro Orientador: Moser, Denise Aparecida
1° Membro da banca: Moser, Denise Aparecida
2° Membro da banca: Caetano, Virgínia Barbosa Lucena
3° Membro da banca: Gomes, Cristiane
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar se os futuros professores de Português e Literatura, formandos do curso de Letras – Português pela Unipampa/UAB – Polo Esteio/2021, estão preparados para combater ou para induzir o preconceito linguístico. Quanto à metodologia utilizada para alcançarmos o objetivo, recorremos à pesquisa bibliográfica, onde revisitamos autores que abordam a Sociolinguística: Labov (2008); Calvet (2018); Bortoni-Ricardo (2004); Coan e Freitag (2010); Oliveira (2017) e Tarallo (1986); o preconceito linguístico: Bagno (2009, 2015, 2020); Soares (2020); Camacho (2011) e Bortoni-Ricardo (2004); a norma culta e norma-padrão: Faraco (2008); Freire (2020); Bagno (2001, 2015); Camacho (2011); Bortoni-Ricardo (2004) e Antunes (2014). Além disso, realizamos uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário com 28 formandos do curso de Letras – Português pela Unipampa/UAB – Polo Esteio/2021. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos sujeitos aponta como prioridade o letramento dos estudantes e não os aspectos gramaticais, exceto dois respondentes. Através dos resultados, concluímos que grande parte dos formandos está preparada para combater o preconceito linguístico quando atuarem nas aulas de Português da Educação Básica, corroborando com a hipótese levantada. No entanto, acreditamos que há necessidade de propostas com esse tema dentro das escolas, com o intuito de que o engajamento dos envolvidos na Educação possa amenizá-lo, com auxílio das mídias e sociedade brasileira como um todo.
Abstract: This research aims to investigate whether future Portuguese and Literature teachers, graduates of the Literature – Portuguese course at Unipampa/UAB – Polo Esteio/2021, are prepared to fight or to induce linguistic prejudice. As for the methodology used to reach the objective, we resorted to bibliographical research, where we revisited authors who approach Sociolinguistics: Labov (2008); Calvet (2018); Bortoni-Ricardo (2004); Coan and Freitag (2010); Oliveira (2017) and Tarallo (1986); linguistic prejudice: Bagno (2009, 2015, 2020); Soares (2020); Camacho (2011) and Bortoni-Ricardo (2004); the cultured norm and standard norm: Faraco (2008); Freire (2020); Bagno (2001, 2015); Camacho (2011); Bortoni-Ricardo (2004) and Antunes (2014). In addition, we carried out a field research with the application of a questionnaire with 28 graduates of the Language course – Portuguese by Unipampa/UAB – Polo Esteio/2021. The survey results showed that the majority of subjects indicated that students' literacy was a priority and not grammatical aspects, except for two respondents. Through the results, we conclude that most of the trainees are prepared to fight linguistic prejudice when they work in Portuguese Basic Education classes, corroborating the raised hypothesis. However, we believe that there is a need for proposals on this topic within schools, with the intention that the engagement of those involved in Education can alleviate it, with the help of the media and Brazilian society as a whole.
metadata.dc.subject: Preconceito linguístico
Língua Portuguesa
Educação Básica
Linguistic prejudice
Portuguese language
Basic education
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: NUNES, Valéria Denise. Os futuros professores do Curso de Letras – Português pela Unipampa/UAB – polo Esteio/2021 e o preconceito linguístico: combatê-lo ou induzi-lo?. 44 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9168
metadata.dc.date.issued: 15-Dec-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
VALÉRIA DENISE NUNES.pdfValéria Denise Nunes 20211.01 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???