???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9168
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Moser, Denise Aparecida-
dc.creatorNunes , Valéria Denise-
dc.date.accessioned2024-04-18T20:32:30Z-
dc.date.available2024-04-18-
dc.date.available2024-04-18T20:32:30Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationNUNES, Valéria Denise. Os futuros professores do Curso de Letras – Português pela Unipampa/UAB – polo Esteio/2021 e o preconceito linguístico: combatê-lo ou induzi-lo?. 44 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9168-
dc.description.abstractThis research aims to investigate whether future Portuguese and Literature teachers, graduates of the Literature – Portuguese course at Unipampa/UAB – Polo Esteio/2021, are prepared to fight or to induce linguistic prejudice. As for the methodology used to reach the objective, we resorted to bibliographical research, where we revisited authors who approach Sociolinguistics: Labov (2008); Calvet (2018); Bortoni-Ricardo (2004); Coan and Freitag (2010); Oliveira (2017) and Tarallo (1986); linguistic prejudice: Bagno (2009, 2015, 2020); Soares (2020); Camacho (2011) and Bortoni-Ricardo (2004); the cultured norm and standard norm: Faraco (2008); Freire (2020); Bagno (2001, 2015); Camacho (2011); Bortoni-Ricardo (2004) and Antunes (2014). In addition, we carried out a field research with the application of a questionnaire with 28 graduates of the Language course – Portuguese by Unipampa/UAB – Polo Esteio/2021. The survey results showed that the majority of subjects indicated that students' literacy was a priority and not grammatical aspects, except for two respondents. Through the results, we conclude that most of the trainees are prepared to fight linguistic prejudice when they work in Portuguese Basic Education classes, corroborating the raised hypothesis. However, we believe that there is a need for proposals on this topic within schools, with the intention that the engagement of those involved in Education can alleviate it, with the help of the media and Brazilian society as a whole.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectLinguistic prejudicept_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.titleOs futuros professores do Curso de Letras – Português pela Unipampa/UAB – polo Esteio/2021 e o preconceito linguístico: combatê-lo ou induzi-lo?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Moser, Denise Aparecida-
dc.contributor.referee2Caetano, Virgínia Barbosa Lucena-
dc.contributor.referee3Gomes, Cristiane-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar se os futuros professores de Português e Literatura, formandos do curso de Letras – Português pela Unipampa/UAB – Polo Esteio/2021, estão preparados para combater ou para induzir o preconceito linguístico. Quanto à metodologia utilizada para alcançarmos o objetivo, recorremos à pesquisa bibliográfica, onde revisitamos autores que abordam a Sociolinguística: Labov (2008); Calvet (2018); Bortoni-Ricardo (2004); Coan e Freitag (2010); Oliveira (2017) e Tarallo (1986); o preconceito linguístico: Bagno (2009, 2015, 2020); Soares (2020); Camacho (2011) e Bortoni-Ricardo (2004); a norma culta e norma-padrão: Faraco (2008); Freire (2020); Bagno (2001, 2015); Camacho (2011); Bortoni-Ricardo (2004) e Antunes (2014). Além disso, realizamos uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário com 28 formandos do curso de Letras – Português pela Unipampa/UAB – Polo Esteio/2021. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos sujeitos aponta como prioridade o letramento dos estudantes e não os aspectos gramaticais, exceto dois respondentes. Através dos resultados, concluímos que grande parte dos formandos está preparada para combater o preconceito linguístico quando atuarem nas aulas de Português da Educação Básica, corroborando com a hipótese levantada. No entanto, acreditamos que há necessidade de propostas com esse tema dentro das escolas, com o intuito de que o engajamento dos envolvidos na Educação possa amenizá-lo, com auxílio das mídias e sociedade brasileira como um todo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
VALÉRIA DENISE NUNES.pdfValéria Denise Nunes 20211.01 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???