???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/722
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A busca da empatia e do estabelecimento de vínculos na relação professor/aluno - reflexões a respeito das práticas docentes realizadas em estágio supervisionado de língua espanhola em contexto escolar
Autor(es): Machado, Bárbara Alves Branco
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso possui como objetivo geral investigar a presença de episódios empáticos e do estabelecimento de vínculos na relação professor/aluno. Os objetivos específicos desta pesquisa são a. analisar, em diários reflexivos produzidos a respeito de quatro aulas ministradas, “mecanismos de linguagem” preponderantes para identificar episódios empáticos durante uma experiência didática levada a cabo em situação de estágio supervisionado de língua espanhola em contexto escolar; b. estabelecer categorias de análise dos episódios empáticos a partir de um conjunto de aulas gravadas e transcritas; e finalmente c: problematizar o processo formativo para a docência empreendido no curso de Línguas Adicionais, com ênfase em um estudo de caso a partir da experiência didática de uma licencianda. Como já mencionado, para a pesquisa, serão utilizados os dados produzidos no decurso das práticas docentes do Estágio em Contexto Escolar II, componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Letras Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas, da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. O estágio em questão foi efetivado entre os meses de setembro e dezembro do ano de 2015, em uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Bagé. Em nossa metodologia foi utilizado o método de “Análise Textual e Discursiva”, proposto por Galliazi e Moraes (2006) para a análise de quatro diários reflexivos de aula e ainda para a análise das transcrições de três aulas. Também foi utilizado o modelo de transcrição proposto por Irala (2012). Vale ressaltar ainda que, para preservarmos a identidade dos sujeitos de pesquisa, foram usados pseudônimos para cada nome citado nos diários e nas transcrições de aula. Como resultados, há ocorrência de episódios empáticos, embora sejam direcionados a alguns alunos da turma analisada. Também, são encontrados dados que evidenciam episódios não-empáticos, os quais são manifestados por mecanismos sutis, tais como o tom de voz e o recurso de ironia por parte da estagiária. Como conclusão, a análise detalhada do processo explorado em contexto de estágio possibilita a reinterpretação da experiência de ensino a posteriori, a partir de um distanciamento teórico-analítico que auxilia o professor em formação a entender de forma mais densa a complexidade das relações humanas em classe, evitando visões impressionistas limitadas pelo contexto imediato em que ocorreram.
El presente trabajo de conclusión de curso tiene por principal objetivo investigar la presencia de episodios empáticos y del estabelecimiento de vínculos en la relación profesor/alumno. Los objetivos específicos de la investigación son a. analizar, en diarios reflexivos producidos en cuatro clases impartidas “mecanismos de lenguaje” predominantes para identificar episodios empáticos durante una experiencia didáctica ejecutada en situación de prácticas docentes orientadas de lengua española en contexto escolar; b. establecer categorías de análisis de los episodios empáticos de un conjunto de clases grabadas y transcritas; y por fin c: problematizar el proceso formativo para la docencia emprendido en el curso de Línguas Adicionais, con énfasis en un estudio de caso de la experiencia didáctica de una licencianda. Como mencionado, para la investigación, serán utilizados los dados producidos en el decurso de las prácticas docentes do Estágio em Contexto Escolar II, componente curricular obligatorio do Curso de Licenciatura em Letras Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas, de la Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Las prácticas docentes fueron efectuadas entre los meses de septiembre y diciembre, del año de 2015, en una escuela municipal de enseñanza primaria de la ciudad. En nuestra metodología fue utilizado el método de “Análisis Textual y Discursiva”, de Galliazi y Morais (2006) para el análisis de cuatro diarios reflexivos de aula, además para concretizar los transcritos de tres clases. Incluso fue utilizado modelo de transcripción propuesto por Irala (2012). Aún, vale resaltar que, para resguardar la identidad de los sujetos de pesquisa, serán usados pseudónimos para cada nombre citado en los diarios y en los transcritos de clase. Los resultados muestran la presencia de episodios empáticos, aunque fueron direccionados a algunos estudiantes del grupo analizada. También, son encontrados dados que evidencian episodios no-empáticos, los cuáles son manifestados por mecanismos sutiles, como por ejemplo, el tono de voz y el recurso de la ironía por parte de la pasante. Como conclusión, el análisis detallado de los procesos en contexto de prácticas docentes posibilita la reinterpretación de la experiencia de enseñanza a posteriori, a partir de un distanciamiento teórico-analítico que auxilia el profesor en formación a entender de forma más densa la complexidad de las relaciones humanas en clase, evitando visiones impresionistas limitadas por el contexto inmediato en que ocurrieran.
metadata.dc.subject: Relação professor/aluno
Empatia
Estabelecimento de vínculos
Formação docente
Língua espanhola
Relación profesor/alumno
Empatía
Estabelecimiento de vínculos
Formación docente
Lengua española
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/722
metadata.dc.date.issued: 12-Dec-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Bárbara_Machado_Línguas_Adicionais.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca do Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Letras836.73 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons