???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/699
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A leitura a partir do texto imagético
Autor(es): Corrêa, Elenara Müller
Primeiro Orientador: Fernandes, Carolina
Resumo: Realizamos esta pesquisa com um grupo de estudantes de uma Escola Estadual da cidade de Dom Pedrito-RS, partindo da análise do processo interpretativo de duas imagens, na qual os estudantes produziram um texto a partir da leitura dessas imagens. Desenvolvemos esta pesquisa seguindo a perspectiva teórica da Análise de Discurso de linha Francesa, que considera o texto como um espaço significante que materializa o discurso. O objetivo principal deste trabalho é compreender o funcionamento da imagem enquanto materialidade discursiva. Para isso, fizemos uma análise sobre os efeitos de sentido que uma mesma imagem pode causar em diferentes leitores e ainda buscamos compreender o funcionamento do conceito de condições de produção no processo da leitura da imagem. Essas condições de produção envolvem basicamente os sujeitos e a situação. Consideramos que, atualmente, o texto está sendo utilizado em sala de aula nas mais diversas disciplinas do currículo escolar, já que a leitura faz parte de toda aprendizagem não só da língua como também da linguagem visual. Cabe acrescentar, que através desta pesquisa conseguimos refletir sobre o ensino/aprendizagem da leitura no contexto escolar. Além disso, analisamos que as histórias de leituras do leitor e as histórias de leituras do próprio texto estavam presentes nas produções textuais dos alunos. Assim, concluímos que nossas análises foram fundamentais para a compreensão do processo sobre o texto imagético e sua leitura.
Abstract: Realizamos esta investigación con un grupo de estudiantes de una Escuela Estadual de la ciudad de Dom Pedrito-RS, partimos del análisis del proceso interpretativo de dos imágenes, en el cual los estudiantes produjeron un texto a partir de la lectura de esas imágenes. Desarrollamos esta investigación siguiendo la perspectiva teórica del Análisis del Discurso de perspectiva Francesa, que considera el texto como un espacio significante que materializa el discurso. El objetivo principal de este trabajo es comprender el funcionamiento de la imagen como materialidad discursiva. Para eso, hicimos un análisis sobre los efectos de sentido que una misma imagen puede causar en distintos lectores y aun buscamos comprender el funcionamiento del concepto de condiciones de producción en el proceso de la lectura de la imagen. Esas condiciones de producción involucran básicamente los sujetos y la situación. Consideramos que, actualmente, el texto está siendo utilizado en salón de clase en las más distintas asignaturas del currículo escolar, ya que la lectura forma parte de todo aprendizaje no sólo de la lengua como también del lenguaje visual. Cabe añadir, que a través de esta investigación logramos reflexionar sobre la enseñanza de la lectura en el contexto escolar. Además de eso, percibimos que las historias de lecturas del lector y las historias de lecturas del propio texto estaban presentes en las producciones textuales de los alumnos. Así, concluimos que nuestros análisis fueron fundamentales para la comprensión del proceso sobre el texto de imágenes y su lectura
metadata.dc.subject: Letras
Texto
Imagem
Leitura
Sujeito
Discurso
Letras
Texto
Imagen
Lectura
Sujeto
Discurso
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/699
metadata.dc.date.issued: 14-May-2013
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
A leitura a partir do texto imagético.pdfArtigo apresentado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol e/ou Respectivas Literaturas447.42 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons