???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/645
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Do quadro à tela: o professor de língua portuguesa e a aula na era digital
Autor(es): Santos, Michele Leite dos
Primeiro Orientador: Dornelles, Clara Zeni Camargo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de pesquisa realizada em uma turma de 9º ano, de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Bagé/RS, que faz parte de um Projeto Piloto do Governo Federal, o projeto Um Computador por Aluno (UCA). Foram coletados dados de aulas de Língua Portuguesa mediadas pelo uso do computador e da internet, durante os meses de abril e maio, por meio de notas de campo, gravação em vídeo em câmera digital e aplicação de questionário (via e-mail) para a professora participante. Os resultados apontam que há abertura para as TICs no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, ainda que a professora participante tenha pouca prática de uso das TICs em seu cotidiano, pois sente a necessidade de utilizá-las porque são um atrativo para maior participação dos alunos.
Abstract: El presente trabajo tiene por objetivo presentar los resultados de investigación realizada en un grupo de 9º año, de una escuela de enseñanza fundamental de la red municipal de Bagé/RS, que forma parte de un Proyecto Piloto del Gobierno Federal, el proyecto Un Computador por Alumno (UCA). Los datos fueron recolectados de clases de Lengua Portuguesa mediada por el uso de computadoras e Internet entre los meses de abril y mayo, a través de notas campo, grabación de vídeo en cámara digital y aplicación de un cuestionario (via e-mail) a la profesora participante. Los resultados demuestran la apertura para las TICs en el proceso de enseñanza-aprendizaje de Lengua Portuguesa, aunque la profesora participante tenga poco uso práctico de las TICs en su vida diaria, una vez que la docente siente la necesidad de utilizarlas porque éstas atraen a los alumnos para la participación en clase.
metadata.dc.subject: Letras
Letramento digital
Tecnologias da informação e da comunicação
Prática pedagógica
Ensino-aprendizagem
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/645
metadata.dc.date.issued: 7-Jul-2011
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Final_Michele_revisão_banca.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca do Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Letras397.09 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons