???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/635
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A gênese do grupo escolar Pedro Américo no município de Lavras do Sul/RS (1928 – 1948)
Autor(es): Freitas, Simone Munhós de
Primeiro Orientador: Bica, Alessandro Carvalho
Resumo: O presente trabalho refere-se a uma investigação no campo da História da Educação, notadamente na temática de história das instituições escolares realizada no município de Lavras do Sul/RS, tendo por objetivo compreender a instituição dos Grupos Escolares no Estado do Rio Grande do Sul, bem como compreender a gênese do Grupo Escolar Pedro Américo durante o período de 1928 a 1948. Esta pesquisa usou como perspectiva teórica a metodologia histórico-crítica na compreensão das fontes pesquisadas e na analise documental como perspectiva empírica no processo de pesquisa e de coleta de dados encontrados no arquivo do Grupo Escolar Pedro Américo. Nesta perspectiva, buscou-se compreender a História da Educação Brasileira, bem como a História da Educação Regional durante a primeira metade do século XX, e consequentemente o processo de organização das primeiras Instituições Escolares gaúchas, possibilitando a compreensão do ideal republicano.
Abstract: El presente trabajo se refiere a una investigación en el campo de la Historia de la Educación, notoriamente en la temática de la historia de las instituciones escolares realizada en la ciudad de Lavras do Sul/RS, teniendo por objetivo comprender la institución de los Grupos Escolares en el Estado del Rio Grande do Sul, bien como comprender la génesis del Grupo Escolar Pedro Américo durante el período de 1928 a 1948. Esta pesquisa utilizó como perspectiva teórica la metodología históricocrítica en la comprensión de las fuentes pesquisadas y en el análisis documental como perspectiva empírica en el proceso de pesquisa y en la coleta de dados encontrados en el archivo del Grupo Escolar Pedro Américo. En esta perspectiva, se buscó comprender la Historia de la Educación Brasileña, bien como la Historia de la Educación Regional durante la primera mitad del siglo XX, y consecuentemente el proceso de organización de las políticas públicas educacionales para las primeras Instituciones Escolares gauchas, posibilitando la comprensión del ideal republicano.
metadata.dc.subject: Letras
Instituição escolar
Grupo escolar
Lavras do Sul
Institución escolar
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/635
metadata.dc.date.issued: 28-Jan-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC II_Simone_Munhós_de_Freitas_versão_final_2014-2.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa, como requisito para obtenção do Título de Licenciada em Letras Português/Espanhol e suas Respectivas Literaturas771.18 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons