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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Violência contra a mulher em uma abordagem discursiva nas aulas de língua portuguesa em São Gabriel - RS
Autor(es): Martini, Vanessa Vilagrand
Primeiro Orientador: Fernandes, Carolina
1° Membro da banca: Fernandes, Carolina
2° Membro da banca: Morais, Kátia Vieira
3° Membro da banca: Vinhas, Luciana Iost
Resumo: A construção da dissertação foi motivada por inquietações em relação à prática pedagógica e ao tema explorado, com isso buscamos construir uma proposta de intervenção pedagógica a partir da análise do discurso sobre a violência contra a mulher, a fim de possibilitar os sujeitos-alunos a refletirem criticamente sobre o tema e levá-los a assumirem a posição-autor em seus gestos de leitura e escrita. Como pressuposto teórico, filiamo-nos à Análise de Discurso de vertente materialista, abordando autores como Pêcheux (1995), Orlandi (1996), Fernandes (2017), entre outros. A partir disso, reunimos um arquivo de leituras e elaboramos uma Unidade Didática Discursiva, com atividades de leitura/escrita, que além de promover a autoria, visava que o professor se posicionasse através do discurso pedagógico polêmico. Essas atividades em torno do tema violência contra a mulher geraram um evento organizado pelos alunos do nono ano do Ensino Fundamental, que encenaram esquetes representando situações de assédio e preconceito contra as mulheres e leram textos produzidos em aula sobre o tema, tendo em vista, a conscientização da comunidade escolar em relação a temática proposta.Com essa pesquisa, percebemos que, ao posicionar-se através do discurso pedagógico polêmico, o sujeito-professor cria condições de leitura favoráveis à leitura polissêmicas que é mais adequada na perspectiva, com isso os sujeitos-alunos podem desenvolver sua criatividade e criticidade, ao assumirem a posição de autores em seus gestos de interpretação singulares. Logo essas atividades tornam o ensino de Língua Portuguesa mais significativo.
Abstract: The construction of the dissertation was motivated by concerns about the pedagogical practice and the explored theme, with this we seek to build a proposal of pedagogical intervention from the discourse analysis about violence against women, in order to enable the student-subjects to reflect critically on the subject and lead them to assume the author position in their reading and writing gestures. As a theoretical assumption, we joined the Discourse Analysis from a materialist perspective, approaching authors such as Pêcheux (1995), Orlandi (1996), Fernandes (2017), among others. From this, we gathered a file of readings and elaborated a Discursive Didactic Unit, with reading / writing activities, which, besides promoting authorship, aimed at positioning the teacher through controversial pedagogical discourse. These activities around violence against women generated an event organized by ninth grade students, who staged skits representing situations of harassment and prejudice against women and read texts produced in class on the theme, with a view to awareness of the school community regarding the proposed theme. With this research we realize that by positioning themselves through controversial pedagogical discourse the subject-teacher creates polysemic reading conditions favorable to a discursive reading, with this the student-subjects can develop their creativity and criticality, by assuming the position of authors in their own. singular interpretation gestures, so these activities make Portuguese language teaching more meaningful.
metadata.dc.subject: Análise de discurso
Violência contra a mulher
Autoria
Discurso pedagógico polêmico
Discourse analysis
Violence against women
Authorship
Controversial pedagogical discourse
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
metadata.dc.identifier.citation: MARTINI, Vanessa Vilagrand. Violência contra a mulher em uma abordagem discursiva nas aulas de língua portuguesa em São Gabriel - RS. 99 f. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4901
metadata.dc.date.issued: 13-Dec-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Línguas



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