???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/400
Tipo: Relatório Técnico
metadata.dc.title: Um olhar crítico-construtivo sobre curso de formação do Proinfo integrado na educação do campo.
Autor(es): Flores, Elaine Aparecida Pereira
Primeiro Orientador: Gritti, Silvana Maria
Resumo: Este trabalho consiste em apresentar e problematizar os resultados de uma pesquisa qualitativa (Triviños, 1987), dando especial ênfase à pesquisa-ação (Thiollent, 2011) e tem a intenção de fazer um relato crítico-reflexivo do Projeto de Intervenção ―Um olhar crítico-construtivo sobre curso de formação do ProInfo Integrado na Educação do Campo‖ tendo como premissa dados obtidos, analisados e refletidos através de um Projeto Diagnóstico executado pela pesquisadora em uma escola do campo, enquanto formadora/multiplicadora de Núcleo de Tecnologia Educacional e discente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão. O Projeto Diagnóstico teve como propósito fazer estudo e análise reflexiva das concepções teórico-metodológicas constantes no Guia do Cursista do curso de formação ―Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (Tornaghi; Prado; Almeida, 2010)‖ proposto pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado via Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), tendo como foco a Educação do Campo. Para tanto, buscou-se uma reflexão mais abrangente, procurando-se mais olhares e ampliando a discussão junto ao Grupo de Trabalho do Campo (GT) da Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC RS) sobre as principais contribuições que a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem trazer para a qualificação das práticas docentes dos professores das escolas do campo. Portanto, o foco da intervenção deste estudo foi discutir se as políticas públicas nacionais de educação (Pretto, 2009; 2012), traduzidas por programas e projetos, tendo como objeto de estudo e diagnóstico o curso de formação, estão contemplando as necessidades da Educação do Campo (Gritti, 2003), (Caldart; Molina, 2004), (Ribeiro, 2010), tendo como pressuposto a valorização do mundo rural, a partir da articulação entre as diferentes linguagens, a cultura digital e práticas pedagógicas (Libâneo, 2006). Do projeto de Intervenção, resultou como sugestão o curso de formação ―Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC: Uma proposta para a Educação do Campo‖.
Abstract: This work is to present and discuss the results of a qualitative research (Triviños, 1987), with special emphasis on action research (Thiollent, 2011) and intends to make a critical and reflective account of Intervention Project ―A critical-constructive look on training course Integrated ProInfo in Rural Education‖ with the premise data, analyzed and reflected through a Diagnosis Project executed by the researcher in a field school, as a training/multiplier of Educational Technology Center and students from the Professional Masters in Education of the Federal University of Pampa, campus Jaguarão. The Diagnostic Project has as purpose to study and reflective analysis of theoretical and methodological approaches contained in Cursista Guide training course "Technologies in Education: teaching and learning with ICT (Tornaghi; Prado; Almeida, 2010)" proposed by the Ministry of Education (MEC) and conducted via National Program for Continuing Education in Educational Technology (Integrated ProInfo), focusing on the Rural Education. Therefore, a more comprehensive reflection we sought, looking up more looks and broadening the discussion with the Field Working Group (WG) of the State Secretariat of Rio Grande do Sul Education (SEDUC RS) on the main contributions that use of Information and Communication Technologies (ICT) can bring to the qualification of teachers teaching practices of rural schools. Therefore, the focus of intervention of this study was to discuss whether the national education policies (Pretto, 2009; 2012), translated by programs and projects, with the object of study and diagnosis training course, are contemplating the Education needs Course (Gritti, 2003), (Caldart; Molina, 2004) (Ribeiro, 2010), assuming upgrading of the rural world, from the articulation between the different languages, digital literacy and pedagogical practices (Libâneo, 2006). From Intervention project resulted suggestion as the training course ―Technologies in Education: teaching and learning with ICT: A proposal for the Rural Education".
metadata.dc.subject: Educação do campo
Tecnologias
Proinfo integrado
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/400
metadata.dc.date.issued: 2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Elaine_flores_2015.pdfRelatório Crítico-Reflexivo Mestrado2.16 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???