???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/352
Tipo: Relatório Técnico
metadata.dc.title: Gestão da prática docente : estratégias de enfrentamento da violência escolar a partir da experiência da orientação escolar .
Autor(es): Melgar Junior, Eduardo Garralaga
Primeiro Orientador: Hammes, Lúcio Jorge
Resumo: O Relatório da Intervenção é a sistematização da pesquisa e intervenção desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão/RS, oferecido para professores em cargo de gestão que estejam atuando na rede de educação básica, na qual realizaram um Projeto de Intervenção em seus ambientes profissionais. Enquanto Orientador Educacional, desenvolveu-se ações que discutissem a questão da violência escolar nas turmas de quinta série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jeremias Fróes, na Cidade de Pelotas/RS. Perguntou-se: o que tem levado a violência nas turmas de quinta série? Quais as questões que afligem aos professores e educandos? Porque alguns professores têm conseguido lidar produtivamente com estas questões e outros não? Os educandos, o que pensam sobre violência escolar? Quais as estratégias que se poderia construir coletivamente para superar esta situação? A proposta metodológica se aproxima a uma concepção de pesquisa-ação com dois momentos definidos por Damiani como: “o método da intervenção (método de ensino) e o método da avaliação da intervenção (método de pesquisa propriamente dito).” (2012, p.11). Através dos registros das conversas e orientações das formas de violência sistematizadas pela orientação escolar e das conversas com os professores, percebeu-se que a questão da “violência” na turma da quinta série B tem impacto direto nos fazeres dos professores e do orientador educacional, envolvendo toda a gestão da unidade escolar. A partir dessas considerações, trabalhou-se com as metodologias de Roda de Conversa com a construção coletiva das ações que foram trabalhadas durante todo o projeto de intervenção. Este Relatório de Intervenção traz o ambiente e a pesquisa de intervenção, as ações construídas coletivamente, as falas dos educandos e dos professores sobre a violência e as sugestões de se relacionar com a escola e as avaliações que fazem os professores e educandos sobre a intervenção. Nas considerações finais, apresentou-se, ainda, uma visão da realidade, a partir do olhar do pesquisador, novos caminhos, novas possibilidades. Após essa etapa, os educandos relatam que conseguem resolver as situações de violência no grupo, ações que os incomodavam que foram sendo superadas por cada um deles. Em relação a essa mudança, os professores compreendem que o projeto de intervenção teve seus impactos na diminuição da violência na turma e, muito mais do que diminuir a violência, o mais importante foi conseguir unir a turma em torno de um objetivo, fazê-la refletir sobre o papel de cada um no grupo e como cada um deles influencia nas relações que acontecem em sala de aula.
metadata.dc.subject: Orientação educacional
Violência escolar
Educação
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/352
metadata.dc.date.issued: 2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Eduardo Garralaga Melgar Júnior.pdfRelatório Crítico-Reflexivo Mestrado1.37 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???