???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1689
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Ensaio não destrutivo para determinação da resistência à compressão sob tensão
Autor(es): Fontana, Tiago Brasil
Primeiro Orientador: Marangon, Ederli
Resumo: A partir da necessidade de encontrar métodos para utilização de tecnologias na construção civil gera-se muitas pesquisas científicas, que buscam alternativas para viabilizar o uso e aplicação de equipamentos, especificamente para analise pericial do comportamento de uma estrutura em concreto. A pesquisa visa determinar a resistência à compressão do concreto, pelo esclerômetro de reflexão, um ensaio não destrutivo, sob tensão. O objetivo foi determinar a resistência à compressão de corpos-de-prova, pelo índice esclerométrico, através de carregamentos à compressão impostos pela máquina de ensaios mecânicos, aumentando a carga gradativamente. O esclerômetro de reflexão é um equipamento que não possui uma acurácia de resultados definida, mas dependendo do modo que é empregado é possível conseguir resultados satisfatórios. Utilizou-se concretos de 30 e 35 MPa, que foram moldados em corpos-de-prova no formato cúbico 10x10x10 cm, posteriormente quatro corpos-de-prova foram ensaiados na máquina de ensaios à compressão até ruptura, que foi determinado a tensão máxima. Tensão esta que foi utilizada para ensaiar outros quatro corpos-de-prova, na qual foram aplicados patamares de carregamentos de forma progressiva (0%, 10%, 20%, 30%, 40% e 50% da tensão de ruptura), cada patamar foi estabilizado para que o ensaio com o esclerômetro de reflexão fosse executado. Os índices esclerométricos resultaram em resistência a compressão, foi comparada nas equações desenvolvidas das curvas geradas pelos autores (EVANGELISTA, 2002; MACHADO, 2005; PALACIOS, 2012). Os resultados comprovam que a medida aumenta resistência à compressão do concreto, aumenta o índice esclerométrico, ocorrendo nas duas misturas dos respectivos concretos de 30 e 35 MPa, nas suas idades de 28 e 56 dias.
Abstract: From the need to find methods for using technology in construction is generated many studies seeking alternatives to allow the use and application equipment, specifically for expert analysis of the behavior of a concrete structure. The research aims to determine the strength of the concrete compression, rebound hammer by reflection, a non-destructive test, under voltage. The objective was to determine the compressive strength of the test piece bodies, the rebound rate through the compressive loads imposed by the testing machine, gradually increasing the load. The reflection rebound hammer is a device that does not have a defined accuracy of results, but depending on the mode that is used is possible to achieve satisfactory results. We used concrete 30 and 35 MPa, which were molded into body-of-proof in cubic format 10x10x10 cm, later four bodies-specimens were tested in compression testing machine to break, which was given the maximum voltage. This tension that was used for testing other four bodies-of-test, in which were applied levels of progressively shipments (0%, 10%, 20%, 30%, 40% and 50% of rupture stress), each level was stabilized to the test with the reflection rebound hammer was executed. The rebound indices resulted in compressive strength was compared in the equations developed curves generated by the authors (EVANGELISTA, 2002; MACHADO, 2005; PALACIOS, 2012). The results show that the strength of the concrete increases as the compression ratio increases rebound occurring in the two respective concrete mixtures of 30 and 35 MPa at their ages of 28 and 56 days.
metadata.dc.subject: Civil engineering
Construction
Concrete structures
Resistance
Engenharia civil
Construção civil
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Alegrete
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1689
metadata.dc.date.issued: 26-Jan-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Civil

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