???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/153
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Proposta de um Modelo de Otimização para o Apoio ao Projeto de Sistemas de Irrigação em Lavouras de Arroz
Autor(es): Rocha, Alex Silva da
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Lüdtke
Resumo: A cultura do arroz é considerada peça chave do agronegócio brasileiro, contribuindo para a balança comercial com crescentes exportações. O Rio Grande do Sul, que emprega o sistema de cultivo irrigado, entra neste quadro como o maior produtor nacional. A cultura do arroz faz uso do método de irrigação por inundação, onde a água é aplicada sobre a superfície do solo de modo a formar uma lâmina d'água, que é mantida durante todo o desenvolvimento da planta. Para que a água permaneça na lavoura, é necessária a construção de um sistema de irrigação, que possui entre os seus principais componentes: reservatório, levantes, quadros e canais de irrigação. O presente trabalho propõe um modelo de otimização, o qual visa apoiar o projeto de um sistema de irrigação por inundação em lavouras de arroz, buscando encontrar os valores, dentre o conjunto das principais variáveis envolvidas no problema, que maximizem a eficiência do sistema, considerando os diferenciais topográficos da área onde este será introduzido. O desenvolvimento consiste na seleção de um modelo matemático que contemple os aspectos hidrológicos envolvidos na irrigação por inundação e na elaboração de um software de otimização baseado em algoritmos genéticos. A análise de sensibilidade dos experimentos apontou que o comportamento do algoritmo foi satisfatório, uma vez que os resultados obtidos foram coincidentes com os esperados de um sistema de irrigação por inundação real.
Abstract: Rice cultivation is considered a key part of Brazilian agribusiness, contributing to the trade balance with exports growing. The Rio Grande do Sul, which employs the irrigated cultivation system, enter this frame as the largest domestic producer. The rice cultivation method makes use of flood irrigation, in which water is applied to the soil surface to form a sheet of water, which is maintained throughout plant development. For water to remain in the field, it is necessary to build an irrigation system, this which has among its main components: shell, uprisings, frames and irrigation canals. This paper proposes an optimization model, which aims to support the design of a system of flood irrigation in rice fields, trying to find among the set values of the main variables involved in the problem, that maximize system efficiency, considering the differential surveying the area where it is introduced. The development consists of selecting a mathematical model that considers the hydrological aspects involved in flood irrigation and the development of a software optimization based on Genetic Algorithms. A sensitivity analysis of the experiments showed that the behavior of the algorithm is satisfactory, since the results obtained were mostly coincide with the expected of a system for real flood irrigation.
metadata.dc.subject: Algoritmos genéticos
Irrigação por inundação
Modelo hidrológico
Otimização
Flood irrigation
Genetic Algorithms
Hydrological Model
Optimization
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/153
metadata.dc.date.issued: 28-Aug-2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Computação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
07100032.pdf2.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???