???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1484
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros Unipampa/Uruguaiana e o seu potencial para a educação das relações étnicas e raciais
Autor(es): Noronha, Diego de Matos
Primeiro Orientador: Silveira, Marta Iris Camargo Messias da
Resumo: O presente trabalho tem a intenção de analisar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB da UNIPAMPA – Campus de Uruguaiana fundado em 2010 na implementação da Lei Federal 10.639/03 e no combate ao racismo. Para embasar o estudo foi construído um referencial teórico que possibilite conhecera gênese e o alcance social das ações afirmativas, bem como, as estratégias de implementação da referida lei por parte dos NEABs. Considera-se como eixo norteador o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação da Relações étnicas e raciais e para o Ensino de História Cultura Afro brasileira e Africana, elaborado pelo governo federal em 2013, o qual prevê as atribuições educacionais em todos os níveis de ensino e em sua página 43 disserta sobre a competência dos núcleos e grupos colegiados. Entender as ações afirmativas em seu potencial reparatório e compensatório requer uma reflexão apurada, a construção de conhecimentos e ações em prol de uma sociedade menos excludente. Com este trabalho pretende-se socializar com a comunidade acadêmica as ações do NEAB-UNIPAMPA, contribuindo para o entendimento da sua articulação com o Movimento Social Negro local, estadual e nacional e quais ações tem proposto para Educação Básica e superior.
Abstract: The present work intends to analyze the work developed by the Nucleus of Afro-Brazilian Studies - NEAB of UNIPAMPA - Campus of Uruguaiana founded in 2010 in the implementation of Federal Law 10.639 / 03 and in the fight against racism. In order to base the study, a theoretical framework was built to make it possible to know the genesis and the social reach of affirmative actions, as well as the strategies of implementation of said law by NEABs. The National Plan for the Implementation of the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic and Racial Relations and for the History Teaching of Afro-Brazilian and African Culture, elaborated by the Federal Government in 2013, is considered as the guiding axis, which establishes the educational attributions in all The levels of education and on page 43 discusses the competence of collegiate groups and groups. Understanding affirmative actions in their reparatory and compensatory potential requires a careful reflection, the construction of knowledge and actions in favor of a less exclusive society. This work intends to socialize with the academic community the actions of NEAB-UNIPAMPA, contributing to the understanding of its articulation with the local, state and national Black Social Movement and what actions it has proposed for Basic and higher education.
metadata.dc.subject: Racism
Ethnic and racial relations
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1484
metadata.dc.date.issued: 15-Dec-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DIEGO DE MATOS NORONHA.pdf2.73 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons