???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1036
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Resolução de problemas como proposta para o ensino e aprendizagem de física moderna e contemporânea no ensino médio
Autor(es): Bolzan, Ellen Cristine Vivian Mendes Marques
Resumo: Este trabalho discute o contexto epistêmico e pedagógico sobre o ensino e aprendizagem de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio, considerando a metodologia de Resolução de Problemas. A investigação objetiva a construção do ensino e aprendizagem, elaborando uma reflexão crítica sobre a temática, permitindo o reconhecimento dos obstáculos que os alunos enfrentam e as possibilidades de inserir esse estudo na disciplina de Física. A pesquisa foi de cunho qualitativo e envolveu uma revisão bibliográfica de artigos produzidos de 2005 a 2014, realizada em três revistas na área do Ensino de Ciências e de Física. Inclui-se também, o desafio de trabalhar os conceitos norteadores, com um aluno do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Caçapava do Sul/RS durante o período de estágio no Grupo de Estudos Orientado (GEO) com o tema: “Física Moderna e Contemporânea: Tecnologia e Meio Ambiente” em que foram apresentados conceitos de Física Quântica, Efeito Fotoelétrico e Astronomia. Os resultados encontrados na investigação permitiram concluir que há poucos trabalhos publicados nessa área que apresentem propostas efetuadas com estudantes de Ensino Médio e abordar FMC articulado a Resolução de Problemas estimula a criatividade, competências e a compreensão dos fenômenos científicos e tecnológicos atuais.
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1036
metadata.dc.date.issued: 2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Resolução de problemas como proposta para o ensino e aprendizagem de física moderna e contemporânea no ensino médio..pdf1.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???