???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1032
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Conteúdos matemáticos mobilizados por alunos de ensino médio na construção de jogos
Autor(es): Dias, Maria Helena Saldanha
Resumo: Esta monografia é um estudo sobre os conteúdos mobilizados por alunos da Educação Básica quando são incentivados a construir jogos matemáticos. O estudo foi desenvolvido com quatorze alunos de primeiro e segundo anos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual, participantes do Grupo de Estudos Orientados (GEO), desenvolvido em 2012 durante o estágio supervisionado. Os dados foram coletados usando como estratégia de pesquisa a observação participante. Como procedimento, utilizou-se, além da observação e de anotações em um diário, uma entrevista semi-estruturada. As informações obtidas durante esses procedimentos foram analisadas qualitativamente. Os resultados da pesquisa mostram que os alunos optam por conteúdos que consideram de fácil resolução, tais como operações que envolvam adição e subtração, multiplicação e divisão, potenciação e radiciação, com números inteiros, fracionários ou decimais, conteúdos estudados no Ensino Fundamental, que não necessitam de cálculos mais elaborados para sua resolução.
Abstract: This monograph is a study of the contents mobilized by Basic Education students when they are encouraged to build mathematical games. The study was conducted with fourteen students of first and second year of high school in a public school in the state, participants in Group Oriented Studies (GEO), developed in 2012 during the supervised training. Data were collected using a strategy of participant observation research. Procedure as was used in addition to observation and journaling, a semi-structured. The information obtained during these procedures were analyzed qualitatively. The survey results show that students choose content they consider easy to solve, such as operations involving addition and subtraction, multiplication and division, and root extraction potentiation with whole numbers, decimals or fractional, contents studied in elementary school, not require more elaborate calculations for its resolution.
metadata.dc.subject: Jogos
Matemática
Ensino médio
Games
Math
High School
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Caçapava do Sul
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1032
metadata.dc.date.issued: 2013
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Conteúdos matemáticos mobilizados por alunos de ensino médio na construção de jogos.pdf1.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???