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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Múltiplas representações no ensino de química
metadata.dc.creator: Bica, Mário Sérgio Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Roehrs, Rafael
metadata.dc.description.resumo: Na aprendizagem do ensino de ciências percebe-se que os estudantes se submetem a diferentes formas de representações que estão inseridas no discurso científico, e presente nos conteúdos previstos nas matrizes curriculares. A prática desses modos representacionais, se utilizados durante o ensino, de forma integrada, podem ser a condição fundamental para possibilitar uma melhor compressão no ensino de ciências, inclusive no ensino de química. A multiplicidade de representação, portanto, vai ao encontro, de uma das grandes problemáticas que atingem, atualmente, as instituições de ensino, a grande diversidade sociocultural de sujeitos que compõe uma mesma classe escolar. Essa pesquisa, tendo como público alvo estudantes da primeira série do ensino médio de uma escola pública, buscou explorar e discutir sobre a aprendizagem no ensino de química através da linha de investigação das Múltiplas Representações. Criaram-se distintas estratégias para representar um mesmo grupo de conceitos da química, em que essas estratégias demonstraram diferentes impactos na relação dos estudantes, entre os diferentes símbolos utilizados nos diferentes métodos representacionais sobre os mesmo conceitos da química. Ainda demonstrou-se que cada método representacional não deve tornar-se universalmente aplicável na prática educacional, pois cada método permite explorar distintas inferências sobre o mesmo tema.
Abstract: Learning of science teaching is perceived that students undergo different forms of representations that are embedded in scientific discourse, and this provided the content on curricular. The practice of these representational modes, if used during teaching, in an integrated manner, may be the key to enable better compression in science teaching, including the teaching of chemical condition. The multiplicity of representation, therefore, meets, one of the great questions which affect currently teaching institutions, the great sociocultural diversity of subjects that make up the same school class. This research, having as target students of the first grade of secondary education in a public school sought to explore and discuss learning in teaching chemistry through online research of Multiple Representations. Different strategies were created to represent a group of chemistry concepts, in which these strategies showed different impacts in respect of students, among the different symbols used in different representational methods on the same concepts of chemistry. Although it has been shown that each representational method should not become universally applicable in educational practice, because each method allows exploring different inferences about the same topic.
Keywords: Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Aprendizagem
Linguagens formais
Representação
Teaching science
Representation
Languages
Chemistry
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/691
Issue Date: 16-Aug-2014
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

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