???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/691
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Roehrs, Rafael-
dc.creatorBica, Mário Sérgio Nunes-
dc.date.accessioned2016-12-08T19:07:51Z-
dc.date.available2016-12-08T19:07:51Z-
dc.date.issued2014-08-16-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/691-
dc.description.abstractLearning of science teaching is perceived that students undergo different forms of representations that are embedded in scientific discourse, and this provided the content on curricular. The practice of these representational modes, if used during teaching, in an integrated manner, may be the key to enable better compression in science teaching, including the teaching of chemical condition. The multiplicity of representation, therefore, meets, one of the great questions which affect currently teaching institutions, the great sociocultural diversity of subjects that make up the same school class. This research, having as target students of the first grade of secondary education in a public school sought to explore and discuss learning in teaching chemistry through online research of Multiple Representations. Different strategies were created to represent a group of chemistry concepts, in which these strategies showed different impacts in respect of students, among the different symbols used in different representational methods on the same concepts of chemistry. Although it has been shown that each representational method should not become universally applicable in educational practice, because each method allows exploring different inferences about the same topic.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLinguagens formaispt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectTeaching scienceen
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectLanguagesen
dc.subjectChemistryen
dc.titleMúltiplas representações no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dcterms.titleMultiple representations in the teaching of chemistryen
dc.description.resumoNa aprendizagem do ensino de ciências percebe-se que os estudantes se submetem a diferentes formas de representações que estão inseridas no discurso científico, e presente nos conteúdos previstos nas matrizes curriculares. A prática desses modos representacionais, se utilizados durante o ensino, de forma integrada, podem ser a condição fundamental para possibilitar uma melhor compressão no ensino de ciências, inclusive no ensino de química. A multiplicidade de representação, portanto, vai ao encontro, de uma das grandes problemáticas que atingem, atualmente, as instituições de ensino, a grande diversidade sociocultural de sujeitos que compõe uma mesma classe escolar. Essa pesquisa, tendo como público alvo estudantes da primeira série do ensino médio de uma escola pública, buscou explorar e discutir sobre a aprendizagem no ensino de química através da linha de investigação das Múltiplas Representações. Criaram-se distintas estratégias para representar um mesmo grupo de conceitos da química, em que essas estratégias demonstraram diferentes impactos na relação dos estudantes, entre os diferentes símbolos utilizados nos diferentes métodos representacionais sobre os mesmo conceitos da química. Ainda demonstrou-se que cada método representacional não deve tornar-se universalmente aplicável na prática educacional, pois cada método permite explorar distintas inferências sobre o mesmo tema.-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mário Sérgio Nunes Bica.pdf491.32 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons