Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/567
Tipo: Monograph
Título: Reflexões sobre a relação do estudante do ensino médio com a disciplina de física
Autor(es): Mascarenhas, Beatriz Maria Celiberto
Primeiro Orientador: Negrão, Margarida M. Rodrigues
Abstract: A presente pesquisa aborda a relação entre o estudante e a disciplina de Física. Esse estudo foi realizado no mês de junho de 2009, com alunos pertencentes a duas escolas do Ensino Médio da cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul. Tem como objetivo verificar qual a concepção dos alunos acerca da disciplina de Física e, então, promover um cenário de reflexão a respeito das práticas pedagógicas vigentes. Parte-se da hipótese que a disciplina de Física tem pouca receptividade entre os estudantes, relacionada, talvez, as inúmeras dificuldades ligadas a sua aprendizagem. No entanto, não se trata apenas de levantar o problema, mas de refletir a respeito do papel da escola, professores e alunos dentro do sistema educacional. Esse estudo ampara-se na teoria de aprendizagem de Ausubel e as idéias de Piaget, no que se refere à importância dos conhecimentos prévios e de uma aprendizagem significativa. A fundamentação teórica serve de auxílio para a análise dos problemas eleitos, bem como para o encontro de alternativas didático pedagógicas para enfrentá-los. Um questionário objetivo foi aplicado em três turmas do primeiro ano de cada escola, num total de cento e cinquenta alunos. Simultaneamente outras questões subjetivas foram propostas a dezoito alunos do terceiro ano. Os questionários levaram em conta as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, quanto à contextualização dos conteúdos. Investigou-se, também, a capacidade do estudante de reconhecer a aplicação da Física no seu cotidiano e a relação dessa com a Construção Civil. Esse trabalho foi desenvolvido na forma de pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa. Verifica-se, a partir da análise conjunta dos questionários propostos e dos resultados da pesquisa, que a hipótese inicial é mantida, apesar de não haver um consenso em todas as respostas dadas pelos estudantes dos grupos analisados. Eles identificam corretamente a relação da Física com a Construção Civil, e demonstram interesse nessa abordagem. Fica claro que é preciso desencadear nos alunos o gosto pela Física, de modo a permitir uma aproximação dessa com a sua vida e garantir que eles tenham acesso a um processo de aprendizagem significativa, voltada para a formação de um cidadão contemporâneo capaz de intervir e participar da sociedade.
The present research addresses the relationship between the student and the discipline of physics. This study was completed in the month of June of 2009, the participants were high school students from two schools in the city of Bagé, State of Rio Grande do Sul. The research aims to verify what the students’ conception is regarding the discipline of physics and, therefore, promote a scenario of consideration in respect to the current pedagogic practices. It is based on the hypothesis that the discipline of physics has little receptivity amongst the students may be due to its innumerable difficulties related to its learning process. However, this study is not only about raising an issue, but rather reflecting on this discipline in the context of school, students, and teachers within the educational system. This study is based on the learning theory of Ausubel and Piaget’s ideas, as far as the importance of previous knowledge and significant learning is concerned. The theory basis serves as an aid in analyzing the problems aforementioned, as well as the offset of didactics and pedagogic alternatives to deal with the problems. An objective questionnaire was used with three freshman classrooms from each school, totaling a hundred and fifty students. Simultaneously, other subjective questions were proposed to eighteen senior students. The questionnaires took into consideration the recommendations of the National Curriculum Parameters, as far as the contextualization of contents. The capacity of student has also been investigated to recognize the application of physics in his/her daily life, and its relationship with civil construction. This work was developed in the form of bibliographic research, exploratory and qualitative. It was able to verify from the joint analyses of the proposed questionnaires and the research results that the initial hypothesis is kept, although there is not a consensus with the answers given by the analyzed groups. They do identify correctly the relationship of physics with civil construction and show interest in the approach. It is clear that there is a need to trigger the interest in physics amongst the students, as to allow proximity of this discipline with their lives and guarantee that the students have access to a significant learning process, aimed at forming a contemporaneous citizen able to intervene and participate in the society.
Palavras-chave: Educação
Física
Ensino
Ensino médio
Aprendizagem
Aprendizagem significativa
Estudantes
Student
Physics
High School
Significant learning
Learning
Teaching
Education
Editor: Universidade Federal do Pampa
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/567
Data do documento: 8-Dez-2009
Aparece nas coleções:Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Beatriz C Mascarenhas (REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO COM A DISCIPLIN.pdfMonografia apresentada à Coordenação do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, para a obtenção do título de Especialista em Educação em Ciências e Tecnologia839,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons