Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4000
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Fazenda Providência e Escola João Goulart: uma proposta de turismo pedagógico através de vivências e experiências no meio rural.
metadata.dc.creator: Lemos, Vanessa de Ávila
metadata.dc.contributor.advisor1: Severo, Patrícia Schneider
metadata.dc.contributor.referee1: Farinha, Alessandra Buriol
metadata.dc.contributor.referee2: Fischer, Vanessa Eliza
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho enfoca o turismo rural através de atividades educativas junto a crianças e adolescentes, tendo como ambiente de estudo uma fazenda e uma escola localizadas no município de Arroio Grande/RS. O objetivo do trabalho é de apresentar uma proposta para o desenvolvimento do turismo rural pedagógico na Fazenda Providência em Arroio Grande/RS, tendo como premissas a valorização do meio ambiente, as contribuições do homem do campo para o dia a dia das crianças e dos adolescentes, além de uma oportunidade de complementar a renda de agricultores e pecuaristas do município. Buscou-se a participação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, que compõe em seu currículo escolar a disciplina de Administração e Agricultura. Esta disciplina procura envolver atividades rurais como prática de ensino, além de dialogar com outras disciplinas do plano curricular. Para fundamentação do estudo abordou-se os aspectos gerais sobre o turismo rural e o turismo pedagógico, provenientes de estudos bibliográficos. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se com abordagem qualitativa, natureza aplicada, objetivos descritivos e procedimentos bibliográficos, documentais e estudo de caso. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas junto aos proprietários da Fazenda Providência e com um professor da Escola João Goulart. Com os resultados da pesquisa foi possível elaborar uma proposta de turismo rural pedagógico e constatou-se a viabilidade de aplicação na Fazenda Providência, apesar da necessidade de algumas adaptações no espaço. As atividades práticas realizadas pela escola no meio rural podem auxiliar na compreensão e na formação de cidadãos mais conscientes e críticos diante às questões apresentadas a elas.
Abstract: This work focuses on rural tourism through educational activities among children and adolescents, having as study field a farm and a school located in the municipality of Arroio Grande / RS. The objective of this work is to present a proposal for the development of pedagogical rural tourism in the Providencia Farm in Arroio Grande/RS, based on the valuation of the environment, rural man's contributions to the daily life of children and adolescents, as well as an opportunity to supplement the income of farmers and ranchers in the municipality. It was sought the participation of the Municipal School of Fundamental Education President João Goulart, that has in its school curriculum the discipline of Administration and Agriculture. This discipline seeks to involve rural activities as a teaching practice, in addition to dialogue with other disciplines of the curricular plan. In order to justify the study, the general aspects on rural tourism and pedagogical tourism, from bibliographic studies, were approached. As for the methodology, the research is characterized with qualitative approach, applied nature, descriptive objectives and bibliographic procedures, documentaries and case study. Data were collected from the owners of Fazenda Providência and one teacher from João Goulart School. With the results of the research it was possible to elaborate a proposal of pedagogical rural tourism and it was verified the viability of application in the Providence Farm, despite the necessity of some adaptations in the space. The practical activities carried out by the school in rural areas can help in understanding and training citizens who are more aware and critical about the issues presented to them.
Keywords: Turismo Rural
Turismo Pedagógico
Fazenda Providência
Escola João Goulart
Arroio Grande, RS
Rural Tourism
Pedagogical Tourism
Providence Farm
João Goulart School
Arroio Grande, RS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: LEMOS, Vanessa de Ávila. Fazenda Providência e escola João Goulart: uma proposta de turismo pedagógico através de vivências e experiências no meio rural. 44p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4000
Issue Date: 3-Jul-2018
Appears in Collections:Tecnologia em Gestão do Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VanessadeÁvilaLemos2018.pdfVanessa de Ávila Lemos 20182,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.