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dc.contributor.advisor1Severo, Patrícia Schneider-
dc.creatorLemos, Vanessa de Ávila-
dc.date.accessioned2019-05-28T12:42:22Z-
dc.date.available2018-07-23-
dc.date.available2019-05-28T12:42:22Z-
dc.date.issued2018-07-03-
dc.identifier.citationLEMOS, Vanessa de Ávila. Fazenda Providência e escola João Goulart: uma proposta de turismo pedagógico através de vivências e experiências no meio rural. 44p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4000-
dc.description.abstractThis work focuses on rural tourism through educational activities among children and adolescents, having as study field a farm and a school located in the municipality of Arroio Grande / RS. The objective of this work is to present a proposal for the development of pedagogical rural tourism in the Providencia Farm in Arroio Grande/RS, based on the valuation of the environment, rural man's contributions to the daily life of children and adolescents, as well as an opportunity to supplement the income of farmers and ranchers in the municipality. It was sought the participation of the Municipal School of Fundamental Education President João Goulart, that has in its school curriculum the discipline of Administration and Agriculture. This discipline seeks to involve rural activities as a teaching practice, in addition to dialogue with other disciplines of the curricular plan. In order to justify the study, the general aspects on rural tourism and pedagogical tourism, from bibliographic studies, were approached. As for the methodology, the research is characterized with qualitative approach, applied nature, descriptive objectives and bibliographic procedures, documentaries and case study. Data were collected from the owners of Fazenda Providência and one teacher from João Goulart School. With the results of the research it was possible to elaborate a proposal of pedagogical rural tourism and it was verified the viability of application in the Providence Farm, despite the necessity of some adaptations in the space. The practical activities carried out by the school in rural areas can help in understanding and training citizens who are more aware and critical about the issues presented to them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismo Ruralpt_BR
dc.subjectTurismo Pedagógicopt_BR
dc.subjectFazenda Providênciapt_BR
dc.subjectEscola João Goulartpt_BR
dc.subjectArroio Grande, RSpt_BR
dc.subjectRural Tourismpt_BR
dc.subjectPedagogical Tourismpt_BR
dc.subjectProvidence Farmpt_BR
dc.subjectJoão Goulart Schoolpt_BR
dc.subjectArroio Grande, RSpt_BR
dc.titleFazenda Providência e Escola João Goulart: uma proposta de turismo pedagógico através de vivências e experiências no meio rural.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Farinha, Alessandra Buriol-
dc.contributor.referee2Fischer, Vanessa Eliza-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho enfoca o turismo rural através de atividades educativas junto a crianças e adolescentes, tendo como ambiente de estudo uma fazenda e uma escola localizadas no município de Arroio Grande/RS. O objetivo do trabalho é de apresentar uma proposta para o desenvolvimento do turismo rural pedagógico na Fazenda Providência em Arroio Grande/RS, tendo como premissas a valorização do meio ambiente, as contribuições do homem do campo para o dia a dia das crianças e dos adolescentes, além de uma oportunidade de complementar a renda de agricultores e pecuaristas do município. Buscou-se a participação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, que compõe em seu currículo escolar a disciplina de Administração e Agricultura. Esta disciplina procura envolver atividades rurais como prática de ensino, além de dialogar com outras disciplinas do plano curricular. Para fundamentação do estudo abordou-se os aspectos gerais sobre o turismo rural e o turismo pedagógico, provenientes de estudos bibliográficos. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se com abordagem qualitativa, natureza aplicada, objetivos descritivos e procedimentos bibliográficos, documentais e estudo de caso. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas junto aos proprietários da Fazenda Providência e com um professor da Escola João Goulart. Com os resultados da pesquisa foi possível elaborar uma proposta de turismo rural pedagógico e constatou-se a viabilidade de aplicação na Fazenda Providência, apesar da necessidade de algumas adaptações no espaço. As atividades práticas realizadas pela escola no meio rural podem auxiliar na compreensão e na formação de cidadãos mais conscientes e críticos diante às questões apresentadas a elas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão do Turismo

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