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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Ciclagem térmica no aço AISI 1020 com revestimento de carboneto de tungstênio via HVO
metadata.dc.creator: Alves, Manoel Henrique
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Ana Claudia Costa de
metadata.dc.description.resumo: Hoje em dia na indústria metal-mecânica há uma crescente expansão em pesquisa tecnológica dos materiais, visando aumentar propriedades específicas para aplicações industriais. Na área de fabricação pelo processo de conformação mecânica uma grande barreira é a limítrofe entre plasticidade e elasticidade; a qual apresenta, por característica do processo, desgaste nas ferramentas e matrizes. Logo, a aplicação do revestimento metálico Carboneto de Tungstênio em suas superfícies apresentou-se como um bom redutor deste dano. Ainda em muitos processos surge a necessidade de implementar calor, como na conformação a quente, para diminuir também o desgaste e facilitar a deformação do material, porém este revestimento não apresentou boa resistência nestes processos a quente, logo o estudo deste trabalho é avaliar o impacto quando este for solicitado por ciclagens térmicas. Com isso adotou-se como metodologia, a realização dos ensaios de microdureza e de choque térmico, além das análises no microscópio óptico e eletrônico. As amostras analisadas são com o revestimento aspergido via HVOF, acabamento polido e refundido via laser de CO2. Os resultados apresentados foi a exposição da fragilidade do material quando solicitada por tensão térmica, diminuindo inclusive a dureza. Com a análise dos coeficientes de dilatação, mostrou-se que este revestimento quando aspergido em aço, seja qual for sua composição, não apresenta resistência as ciclagens térmicas.
Abstract: Nowadays in the metal-mechanic industry there is a growing expansion in technological research of the materials, aiming to increase specific properties for industrial applications. In the area of manufacture by the process of mechanical conformation a great barrier is the border between plasticity and elasticity; which presents, by process characteristic, wear on tools and matrices. Therefore, the application of the metallic coating Tungsten Carbide on its surfaces presented itself as a good reducer of this damage. Even in many processes the need arises to implement heat, as in hot forming, to reduce wear and facilitate deformation of the material, however this coating did not show good resistance in these hot processes, so the study of this work is to evaluate the impact when requested by thermal cycling. With this methodology, the microhardness and thermal shock tests were adopted, as well as the optical and electronic microscope analyzes. The samples analyzed are with the coating sprayed via HVOF, polished finish and rectified by CO2 laser. The results presented were the exposure of the brittleness of the material when requested by thermal stress, even reducing the hardness. With the analysis of the coefficients of expansion, it was shown that this coating when sprayed on steel, whatever its composition, does not present resistance to thermal cycling.
Keywords: Engenharia mecânica
Ciclagem térmica
Carboneto de Tungstênio
Revestimento em metal
Mechanical engineering
Thermal cycling
Tungsten Carbide
Coating in metal
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Alegrete
Citation: ALVES, Manoel Henrique. Ciclagem térmica no aço AISI 1020 com revestimento de carboneto de tungstênio via HVOF. Orientador: Ana Cláudia Costa de Oliveira. 2018. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3709
Issue Date: 28-Jun-2018
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

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