Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3658
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Olhares sobre práticas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Sampaio, Liziane Silveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Patrícia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Aranda, Silvana Maria
metadata.dc.description.resumo: Este artigo é resultado das análises das escritas de alunos do primeiro ano, obtidas através da minha prática de estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental, que é componente curricular do curso de licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Pampa. Este trabalho trata dos olhares sobre as práticas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental, tendo como objetivo geral delinear as possíveis diferenças e semelhanças entre práticas alfabetizadoras centradas nas concepções da professora e práticas centradas em como a criança pensa. Para compor este artigo me baseei em referenciais teóricos que tratam da tríade letramento, psicogênese da língua escrita e consciência fonológica, tendo como metodologia uma pesquisa de cunho qualitativo. Um dos principais resultados foi perceber, através das análises, as contribuições da citada tríade, que atualmente permeiam as discussões acerca da alfabetização no Brasil.
Abstract: This article is the result of the analysis of the writings of first-year students, obtained through my supervised internship practices in the early years of elementary school, which is curricular component of the licentiate degree in Pedagogia (Universidade Federal do Pampa). This work deals with the perspectives on literacy practices in the first year of primary school, with the general objective to delineate the possible differences and similarities between the literacy teachers practices centered on conceptions of the teacher and practices centered on how the child thinks. For composing this article, I have relied on theoretical references that deal with the triad "literacy", "psychogenesis of the written language" and "phonological awareness", methodologically based in an qualitative research. One of the major results was to understand, through the analysis, the contributions of the aforementioned triad, which currently permeate the discussions about literacy in Brazil.
Keywords: Alfabetização
Prática de estágio
Ensino Fundamental
Literacy
Internship practices
Elementary School
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: SAMPAIO, Liziane Silveira. Olhares sobre práticas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental. 23p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3658
Issue Date: 15-Dec-2015
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liziane Silveira Sampaio 2015.pdfLiziane Silveira Sampaio 2015675,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.