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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O papel das mídias sociais e digitais no século XXI: um estudo da manifestação ocorrida na cidade de São Paulo, em 17 de junho de 2013
metadata.dc.creator: Oliveira, Patricia Renner de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rhoden, Valmor
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Carmem Regina Abreu
metadata.dc.contributor.referee2: Guindani, Joel Felipe
metadata.dc.description.resumo: Passamos todos os dias de nossas vidas convivendo com mudanças que afetam e modificam nossa rotina, o modo como nos comunicamos com as outras pessoas e a forma de realizarmos tarefas do cotidiano. Uma dessas transformações que veio para ficar, com o crescimento da internet, foi às mídias sociais juntamente com as mídias digitais. Essas novas ferramentas mudaram a forma das pessoas de se relacionarem, comunicarem e agirem. Através delas os movimentos sociais ganharam força e uma ferramenta que possibilita a organização e comunicação dos atos de forma mais rápida e organizada, fazendo com que pessoas de diferentes partes do mundo possam acompanhar sem saírem de suas casas. A metodologia utilizada foi a bibliográfica teve como intuito entender o papel das mídias sociais e digitais para o efetivo papel da manifestação ocorrida dia 17 de junho de 2013 na cidade de São Paulo e que foi organizado pelo Movimento Passe Livre da mesma. Assim analisando essas novas ferramentas objetivou-se entender a importância das mesmas perante a opinião pública e as novas formas de manifestações, bem como analisar quais foram às mudanças que as mesmas trouxeram para os movimentos sociais, as novas formas e possibilidades de manifestações e entender como o profissional de relações públicas pode se apropriar dessas ferramentas. Esta nova forma levou para as ruas milhares de pessoas, sendo criado para isto apenas um evento em uma rede social um dia antes do ato. Com o crescimento do número de usuários e a facilidade de expor opiniões e criar formas de debates surgiu o ciberativismo que possibilita que o ativismo seja realizado dentro do ciberespaço sem que haja um envolvimento no espaço físico. Essas novas ferramentas contribuem nas ações do profissional de relações públicas, proporcionando um relacionamento mais efetivo entre empresa e público, e que este possa passar ater voz ativa dentro da organização.
Abstract: We spent every day of our lives living with changes that affect and change our routine, the way we communicate with others and how to accomplish everyday tasks. One of these transformations which is here to stay, with the growth of the Internet, was social media together with digital media. These new tools have changed the way people relate, communicate and act. Through them, social movements gained strength and a tool that allows the organization and communication of the acts to be faster and in a more organized way so that people from different parts of the world can follow without leaving their homes. This bibliographic research was aimed to understand the role of social and digital media to the actual role of manifestation occurred on June 17th, 2013 in São Paulo, which was organized by the Movement Free Pass there. So analyzing these new tools aimed to understand their importance to public opinion and new forms of demonstrations, as well as to analyze what were the changes that they have brought to the social movements, new forms and possibilities of demonstrations and understand how the public relations professional can use appropriately these tools. This new form led thousands of people to the streets, being created for this one event in a social network one day before the act. With the growing number of users and the ease of exposing opinions and create forms of debates came up cyber activism that enables activism to be conducted within cyberspace without an involvement in physical space. These new tools contribute in the actions of the public relations professional, providing a more effective relationship between the business and the public and that it may be going the active voice within the organization.
Keywords: Mídia social
Mídia Digital
Manifestações públicas
Comunicação
Relações Públicas
Social media
Digital media
Communication
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: OLIVEIRA, Patricia Renner de. O papel das mídias sociais e digitais no século XXI: um estudo da manifestação ocorrida na cidade de São Paulo, em 17 de junho de 2013. 2014. 46p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3412
Issue Date: 27-Aug-2014
Appears in Collections:Relações Públicas

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