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dc.contributor.advisor1Melo, Amanda Meincke-
dc.creatorSilveira, Cristiane Fontoura-
dc.date.accessioned2018-09-14T16:20:07Z-
dc.date.available2018-09-14T16:20:07Z-
dc.date.issued2018-06-25-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Cristiane Fontoura. Engenharia de requisitos de um software educacional com a participação de adolescentes. 94 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3333-
dc.description.abstractDigital technologies are part of the daily life of different people and they are used to many purposes, including supporting teaching and learning practices. The computer provides resources to pedagogical tasks, like the educational software. Its development includes teamwork and it must consider pedagogical aspects and its target audience, the students. As well as children, through Participative Design, teenagers can contribute, as design partners, during the development process of new technologies. When accomplishing a literature review in order to find contributions to the development of educational software with teenagers participation, we verified the importance of observing pedagogical aspects and the subject in perspective, but no contributions to educational software development with teenagers were observed. Thus, this undergraduate thesis integrates the Participatory Design practices to the Requirements Engineering knowledge in an educational context with the participation of teenagers, in order to support the development of an educational software to teaching and learning Mathematics. Students from a 8th year class and the Math teacher of Arthur Hormain State Elementary School, located in Polo Rural dos Pinheiros, in the city of Alegrete/RS, participated in this study. As the result of this undergraduate thesis, we present the Requirement Specification of the game Soverte Turbo, which organizes the functional and non-functional requirements, as well as the prototypes created by the students. From the organized requirements, the game should be developed as part of the activities of the extension program GEInfoEdu – Computing in Education Studying Group.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Araújo (catia.araujo@unipampa.edu.br) on 2018-09-12T13:20:49Z No. of bitstreams: 1 Cristiane Fontoura Silveira 2018.pdf: 3057510 bytes, checksum: cdd8f28fcd5e92cb14b7fa997a78808c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlucy Farias Medeiros (marlucy.farias@unipampa.edu.br) on 2018-09-14T16:20:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Cristiane Fontoura Silveira 2018.pdf: 3057510 bytes, checksum: cdd8f28fcd5e92cb14b7fa997a78808c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-14T16:20:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cristiane Fontoura Silveira 2018.pdf: 3057510 bytes, checksum: cdd8f28fcd5e92cb14b7fa997a78808c (MD5) Previous issue date: 2018-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectEngenharia de requisitospt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectTeenagerspt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectRequirements engineeringpt_BR
dc.subjectEducational softwarept_BR
dc.titleEngenharia de requisitos de um software educacional com a participação de adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoTecnologias digitais fazem parte do cotidiano de diferentes pessoas e são utilizadas para muitas finalidades, inclusive para apoio ao ensino e a aprendizagem. O computador oferece recursos para o fazer pedagógico, como o software educacional. Seu desenvolvimento envolve trabalho em equipe e deve considerar aspectos pedagógicos e seu público-alvo, ou seja, os estudantes. Assim como as crianças, através do Design Participativo, adolescentes podem contribuir, como parceiros de design, durante todo o processo de desenvolvimento de novas tecnologias. Ao se realizar uma revisão da literatura para encontrar contribuições para o desenvolvimento de software educacional com a participação de adolescentes, constatou-se a importância de serem observados aspectos pedagógicos e sobre o conteúdo em perspectiva, mas não foram observadas contribuições para a criação de softwares educacionais com a participação de adolescentes. Assim sendo, este Trabalho de Conclusão de Curso integra práticas de Design Participativo à Engenharia de Requisitos no contexto educacional, com a participação de adolescentes, para subsidiar o desenvolvimento de um software educacional para o ensino e a aprendizagem de conteúdo de Matemática. Participaram estudantes de uma turma de oitavo ano e a professora de Matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Arthur Hormain, localizada no Polo Rural dos Pinheiros – município de Alegrete/RS. Como resultado, tem-se a Especificação de Requisitos do jogo Sorvete Turbo, que organiza seus requisitos funcionais e não funcionais, além dos protótipos gerados pelos adolescentes. A partir dos requisitos organizados, o jogo deve ser desenvolvido como parte das atividades do programa de extensão GEInfoEdu – Grupo de Estudos em Informática na Educação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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