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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: “O uso da habilidade oral em língua espanhola na sala de aula: realidade ou utopia”?
metadata.dc.creator: Martins, Claudia Calcagno
metadata.dc.contributor.advisor1: Alvarez, Maria Isaphi Marlene Jardim
metadata.dc.contributor.referee1: Alvarez, Maria Isaphi Marlene Jardim
metadata.dc.contributor.referee2: Irala, Valesca Brasil
metadata.dc.contributor.referee3: Camargos, Moacir Lopes de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo quais são as percepções que os professores da rede pública municipal e estadual e da rede particular da cidade de Bagé/RS, utilizam a habilidade oral em suas interações com os alunos, em sala de aula. Os procedimentos metodológicos que organizaram este trabalho estão pautados em uma metodologia qualitativa, Minayo, (1993) de caráter interpretativo, cujo disparador foi um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado aleatoriamente a professores da rede pública e particular da cidade de Bagé, conforme Bortoni Ricardo (2008). Como referencial teórico utilizamos os PCNs (1998, 1999), Vygotsky, (1934), Wallon (1942), Bakhtin (1999, 2003), Coracini,( 2003, 2005), entre outros. As nossas análises foram interpretativas e, a partir dos resultados obtidos, podemos dizer que o uso da habilidade oral em sala de aula ainda não é uma realidade. Sugere-se um olhar diferenciado para esse contexto em que é utilizada a habilidade oral (sala de aula), de modo que, sejam realizadas formações continuadas direcionadas a esses docentes, como também, as instituições formadoras (universidades) possam aumentar a carga horária com relação ao uso da oralidade.
Abstract: El presente estudio tiene por objetivo verificar si profesores de la red pública municipal y estadual de la ciudad de Bagé RS utilizan la destreza oral en sus interacciones con los alumnos en sala de aula. Los procedimientos metodológicos que organizan este trabajo están pautados en una metodología cualitativa, Minayo, (1993), de carácter interpretativo, cuyo disparador fue un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas, aplicado aleatoriamente a profesores de la red pública de la ciudad de Bagé, según Bortoni Ricardo, ( 2008). Como referencial teórico utilizamos PCNs (1998, 1999), Vygotsky, (1934), Wallon(1942), Bakhitin (1999, 2003), Coracini,( 2003, 2005), entre otros. Nuestros análisis fueron interpretativos y a partir de los resultados obtenidos podemos decir que el uso de la destreza oral en el aula todavía no es una realidad. Sugiriendo una mirada diferenciada para ese contexto en que es utilizada la destreza oral (clase), de modo que sean realizadas formaciones continuadas direccionadas para esos docentes, como también las instituciones formadoras (universidades) puedan aumentar la carga horaria sobre el uso de la oralidad.
Keywords: Língua estrangeira
Espanhol
Habilidade oral
Lengua extranjera
Español
Destreza oral
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citation: MARTINS, Claudia Calcagno. “O uso da habilidade oral em língua espanhola na sala de aula: realidade ou utopia”?. 58 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3244
Issue Date: 13-May-2013
Appears in Collections:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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