Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3210
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “O homem faz a cidade, a cidade faz o homem”: relações entre o espaço ficcional de Satolep e a construção da identidade de Selbor
Autor(es): Rodrigues, Camila Ferreira
Primeiro Orientador: Nunes, Geice Peres
metadata.dc.contributor.referee1: Rizzon, Carlos Garcia
metadata.dc.contributor.referee2: Marozo, Luiz Fernando da Rosa
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, intitulado “‘O homem faz a cidade, a cidade faz o homem’: Relações entre o espaço ficcional de Satolep’ e a construção da identidade de Selbor”, tem como objeto de estudo o romance Satolep (2008), de Vitor Ramil. Nele, apresentamos uma análise baseada em dois elementos da narrativa, o espaço e a personagem, destacando como o espaço influencia na formação da identidade da personagem. O narrador personagem Selbor retorna a sua cidade de origem tentando identificar-se com esse espaço, com o clima e a cultura. O processo de reconhecimento se dá no contato com os amigos, que se tornam mentores nessa redescoberta, na qual cada detalhe passa a ser visto com um novo olhar. Em sua elaboração, fazemos uso do seguinte aporte teórico: Stuart Hall, que nos ajuda a analisar a construção da identidade do personagem; Gaston Bachelard, Luís Alberto Brandão Santos e Simone Pessôa de Oliveira, que contribuem com suas teorias filosóficas e literárias acerca do espaço; Carlos Reis e Ana Cristina Lopes, cujas teorias sobre a personagem são fundamentais para essa escrita. Também fazemos uso do aporte crítico de Luciana Urbim, Luis Rubira, Luciana Rassier, entre outras leituras que contribuem para o desenvolvimento deste trabalho.
Abstract: Este trabajo de conclusión de curso, titulado “‘O homem faz a cidade, a cidade faz o homem’: Relações entre o espaço ficcional de Satolep”, tiene como objeto de estudio la novela Satolep (2008), de Vitor Ramil. Aquí presentamos un análisis basado en dos elementos de la narrativa, el espacio y el personaje, destacando como el espacio influye en la formación de la identidad del personaje. El narrador personaje Selbor vuelve a su ciudad de origen intentando identificarse con ese espacio, con el clima y la cultura. El proceso de reconocimiento se da en el contacto con los amigos, que se convierten en mentores en esa redescubierta, en la cual cada detalle pasa a ser visto con una nueva mirada. En la elaboración, hacemos uso del siguiente aporte teórico: Stuart Hall, que nos ayuda a analizar la construcción de la identidad del personaje; Gaston Bachelard, Luís Alberto Brandão Santos y Simone Pessôa de Oliveira, que contribuyen con sus teorías filosóficas y literarias acerca del espacio; Carlos Reis y Ana Cristina Lopes, cuyas teorías sobre el personaje son fundamentales para la escrita. También hacemos uso del aporte crítico de Luciana Urbim, Luis Rubira, Luciana Rasier, entre otras lecturas que contribuyen para el desarrollo de este trabajo.
Palavras-chave: Personagem
Espaço
Identidade
Personaje
Espacio
Identidad
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citação: RODRIGUES, Camila Ferreira. “O homem faz a cidade, a cidade faz o homem”: relações entre o espaço ficcional de Satolep e a construção da identidade de Selbor. 36p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3210
Data do documento: 9-Jul-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILARODRIGUES2018.pdfCamila Ferreira Rodrigues 2018566,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.