Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3041
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A utilização de experimentos e simulações no ensino de física com o uso do software Tracker com as plataformas PHET e QUIZ
metadata.dc.creator: Dutra, Elci Rodrigues de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Holzle, Luis Roberto Brudna
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Márcio Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Tales Leandro da
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve o intuito de investigar e analisar o desenvolvimento do processo de aprendizagem de Cinemática utilizando uma metodologia educacional que buscou articular o uso operacional e pedagógico do Software Tracker. Assim, partimos para uma ação pedagógica, que foi concebida e desenvolvida junto aos alunos do 9º ano do Ensino fundamental, numa escola estadual da cidade de Caçapava do Sul - RS. A sequência didática aqui descrita fundamentou-se nas teorias de David Paul Ausubel (Teoria da Aprendizagem Significativa) e Lev Semenovitch Vygotsky (Teoria do Desenvolvimento Cognitivo). A metodologia utilizada na pesquisa foi à pesquisa qualitativa, observacional e participativa, por meio do estudo de caso. Os resultados sugerem que as atividades que envolvem experimentações e simulações são potencialmente facilitadoras no processo de aprendizagem significativa no ensino de Física. Através dos relatos dos alunos, observou-se uma maior motivação para aprender, criada pelas atividades desenvolvidas como o uso do software Tracker.
Abstract: This study aimed to investigate and analyze the development of kinematics learning process using an educational approach that sought to articulate the operational and pedagogical use of the Software Tracker. So we went to a pedagogical action, which was designed and developed with the students of the 9th grade of elementary school, a state school in the city of Caçapava do Sul - RS. The didactic sequence described herein was based on the theories of David Paul Ausubel (Theory of Meaningful Learning) and Lev Vygotsky Semenovitch (Theory of Cognitive Development). The methodology used in the research was qualitative, observational, participatory research, through the case study. The results suggest that the activities involving experiments and simulations are potentially facilitating the meaningful learning process in teaching physics. Through the students' reports, there was a greater motivation to learn, created by activities such as the use of the Tracker software.
Keywords: Experimento e simulação
Software Tracker
Sequência didática
Ensino de física
Meaningful Learning
Cognitive development
Motivation
Kinematics
Tracker Software
Teaching of physics
Simulations
Cinemática
Motivação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citation: DUTRA, Elci Rodrigues de Almeida. A utilização de experimentos e simulações no ensino de física com o uso do software Tracker com as plataformas PHET e QUIZ. 65 p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3041
Issue Date: 15-Dec-2017
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Elci Rodrigues de Almeida Dutra.pdf2,05 MBAdobe PDFView/Open
Produto educacional Elci Rodrigues de Almeida Dutra.pdf861,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.