???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3041
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Holzle, Luis Roberto Brudna-
dc.creatorDutra, Elci Rodrigues de Almeida-
dc.date.accessioned2018-06-11T18:24:00Z-
dc.date.available2018-06-11-
dc.date.available2018-06-11T18:24:00Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationDUTRA, Elci Rodrigues de Almeida. A utilização de experimentos e simulações no ensino de física com o uso do software Tracker com as plataformas PHET e QUIZ. 65 p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3041-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate and analyze the development of kinematics learning process using an educational approach that sought to articulate the operational and pedagogical use of the Software Tracker. So we went to a pedagogical action, which was designed and developed with the students of the 9th grade of elementary school, a state school in the city of Caçapava do Sul - RS. The didactic sequence described herein was based on the theories of David Paul Ausubel (Theory of Meaningful Learning) and Lev Vygotsky Semenovitch (Theory of Cognitive Development). The methodology used in the research was qualitative, observational, participatory research, through the case study. The results suggest that the activities involving experiments and simulations are potentially facilitating the meaningful learning process in teaching physics. Through the students' reports, there was a greater motivation to learn, created by activities such as the use of the Tracker software.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimento e simulaçãopt_BR
dc.subjectSoftware Trackerpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectMeaningful Learningpt_BR
dc.subjectCognitive developmentpt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectKinematicspt_BR
dc.subjectTracker Softwarept_BR
dc.subjectTeaching of physicspt_BR
dc.subjectSimulationspt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleA utilização de experimentos e simulações no ensino de física com o uso do software Tracker com as plataformas PHET e QUIZpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Márcio Marques-
dc.contributor.referee3Costa, Tales Leandro da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve o intuito de investigar e analisar o desenvolvimento do processo de aprendizagem de Cinemática utilizando uma metodologia educacional que buscou articular o uso operacional e pedagógico do Software Tracker. Assim, partimos para uma ação pedagógica, que foi concebida e desenvolvida junto aos alunos do 9º ano do Ensino fundamental, numa escola estadual da cidade de Caçapava do Sul - RS. A sequência didática aqui descrita fundamentou-se nas teorias de David Paul Ausubel (Teoria da Aprendizagem Significativa) e Lev Semenovitch Vygotsky (Teoria do Desenvolvimento Cognitivo). A metodologia utilizada na pesquisa foi à pesquisa qualitativa, observacional e participativa, por meio do estudo de caso. Os resultados sugerem que as atividades que envolvem experimentações e simulações são potencialmente facilitadoras no processo de aprendizagem significativa no ensino de Física. Através dos relatos dos alunos, observou-se uma maior motivação para aprender, criada pelas atividades desenvolvidas como o uso do software Tracker.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dissertação Elci Rodrigues de Almeida Dutra.pdf2.05 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Produto educacional Elci Rodrigues de Almeida Dutra.pdf861.71 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???