???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2733
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A evasão na EJA: as vozes dos estudantes evadidos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Ary Couto (Bagé, RS)
Autor(es): Goulart, Desiré Menezes Leal
Primeiro Orientador: Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa
Resumo: Este trabalho teve por objetivo realizar uma pesquisa a fim de identificar as causas da evasão escolar no Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Ary Couto do município de Bagé, no Rio Grande do Sul. Pretende-se colaborar para adoção de medidas político-pedagógicas no espaço escolar, corroborando para a atuação de um corpo docente coerente e apto para o trabalho específico de formação de jovens e adultos. Partindo de um levantamento de dados realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística com os números mais recentes da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos, prosseguiu-se com um percurso histórico da trajetória da EJA no Brasil e especificidades de ensino voltadas para a Educação de jovens e adultos. A metodologia aplicada na pesquisa se utilizou da análise de conteúdo dos resultados obtidos por meio de um trabalho de campo, tendo em vista uma avaliação qualitativa. Baseou-se também no próprio trabalho de Agente de Saúde, realizado pela pesquisadora na rede pública de saúde do município, com atuação no bairro em que a escola se situa. Como instrumento para a coleta de dados foi adotada a entrevista. O resultado é um relato que exalta a voz dos próprios alunos em estado de evasão, possibilitando reflexões a respeito das melhores medidas a serem tomadas e os aspectos mais difíceis a serem transpostos por àqueles excluídos do sistema escolar. Os relatos obtidos apontam ainda para a insuficiência de políticas públicas de manutenção da EJA e de permanência na escola, de maneira que taxas de evasão escolar tomam cada vez maiores proporções em função das prioridades econômico-culturais assumidas pelos alunos. PALAVRAS-
Abstract: This paper aims to perform a research in order to identify the main issues of school dropouts in the Elementary School of Young and Adult Education Sistem (EJA) at Prof. Ary Couto public elementary school from Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil. Starting from a data survey conducted by PNAD (National Sample Survey of Households) and IBGE (Brazilian Institute of Geometry and Statistics) with the most recent numbers of school dropouts and a historical trajectory of EJA in Brazil, than following by the specifics of teaching young and adults. The methodology of research applied in this paper is also based on the work of Health Communitary Agent (Agente comunitário de saúde), conducted by the researcher in the public health city network, taking action in the neighborhood in which the school is located. The results go for an account that exalts the student’s voice in a status of evasion, allowing reflections on the best measures to be taken and the most difficult aspects to be transposed by those excluded from the school system.
metadata.dc.subject: Letras
EJA
Ensino
Ensino fundamental
Evasão escolar
Ensino público
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: GOULART, Desiré Menezes Leal. A evasão na EJA: as vozes dos estudantes evadidos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Ary Couto (Bagé, RS). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2733
metadata.dc.date.issued: 20-Dec-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Tcc Desiré Goulart 2016.pdf372.55 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???