???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2728
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Ensino de inglês no Brasil e nos Estados Unidos: diferenças metodológicas
Autor(es): Araújo, Mariel Monteiro de
Primeiro Orientador: Assumpção, Simone Silva Pires de
1° Membro da banca: Assumpção, Simone Silva Pires de
2° Membro da banca: Morais, Kátia Vieira
3° Membro da banca: Mello, Mariana
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo observar, analisar e comparar as metodologias de ensino utilizadas por quatro professores de inglês como língua adicional, dois no Brasil e dois nos Estados Unidos. Nosso referencial teórico incluiu um breve percurso histórico das metodologias de ensino de línguas adicionais, bem como o ensino de inglês para estrangeiros, com base nos autores Brown (2001, 2007), Richards e Rodgers (2001) e Leffa (1988). Nossa metodologia de pesquisa consistiu em uma pesquisa bibliográfica no campo da linguística aplicada, para conhecer as metodologias de ensino de línguas adicionais, e uma pesquisa de campo que incluiu observações das aulas de inglês de dois professores na cidade de Bagé/RS e outros dois na cidade de San Diego/CA, usando fichas de observação como instrumento de registro, e entrevistas com os professores e alunos. Como resultado principal, a pesquisa apontou que a escola brasileira adotava o Método Direto, enquanto as aulas observadas nos Estados Unidos seguiam princípios da Abordagem Comunicativa. Em ambos os contextos, porém, a metodologia adotada foi considerada adequada por professores e alunos.
Abstract: This research aimed to observe, analyze and compare the teaching methodologies used by four teachers of English as an additional language, two in Brazil and two in the United States. Our theoretical framework included a brief historical background of additional language teaching methodologies as well as the teaching of EFL, based on Brown (2007), Richards and Rodgers (2001) and Leffa (1988). Our research methodology consisted in a bibliographical review in the field of applied linguistics to know more about additional language teaching methodologies, followed by a field research which included class observations in the city of Bagé/RS (Brazil) and in San Diego/CA, using observation sheets as a recording instrument, and interviews with teachers and students. As the main result, the research showed that the Brazilian school followed the Direct Method, while the classes observed in the United States followed principles of the Communicative Approach. In both contexts, however, the methodology was considered adequate by teachers and students.
metadata.dc.subject: Letras
Metodologias de ensino
Ensino de língua inglesa
Inglês para estrangeiros
Ensino
Língua inglesa
Línguas
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: ARAÚJO, Mariel Monteiro de. Ensino de inglês no Brasil e nos Estados Unidos: diferenças metodológicas. 54 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2728
metadata.dc.date.issued: 4-Jul-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Mariel Araújo 2016.pdf814.59 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???