Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2630
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As fases do desenho infantil na apropriação da escrita a partir da contação de histórias
Autor(es): Santos, Melina Pereira dos
Primeiro Orientador: Giovani, Fabiana
metadata.dc.contributor.referee1: Giovani, Fabiana
metadata.dc.contributor.referee2: Rêgo, Zila Letícia Goulart Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Camargos, Moacir Lopes de
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de apropriação da escrita por crianças entre 5 e 6 anos, através dos seus desenhos a partir da contação de histórias. Nosso objetivo foi o de compreender como se classificam as fases do desenvolvimento do desenho infantil, analisando-as no decorrer das oficinas de leitura e também de observar os diálogos estabelecidos entre as crianças e as histórias contadas. O referencial teórico foi baseado nos estudos sobre apropriação da escrita de Luria e Campos e como metodologia foi utilizado o paradigma indiciário, por nos permitir uma análise qualitativa dos dados. Nosso trabalho foi desenvolvido na cidade de Bagé/RS, durante o primeiro semestre de 2015, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Félix Contreiras Rodrigues. Nesta escola escolhemos trabalhar com a turma da pré-escola que contém crianças com idade de 5 a 6 anos e que estão, em sua maioria estabelecendo o seu primeiro contato com o ambiente escolar. Para isso, foram realizadas seis oficinas de leitura com os alunos desta turma. As histórias eram todas de caráter literário (literatura infantil) e pertenciam à coleção de livros do Banco Itaú - Leia para uma criança. Durante estas oficinas ocorreriam momentos de diálogos com as crianças sobre os textos e suas imagens e logo depois cada uma recebia uma folha para fazer as suas representações das histórias. Foi possível verificar, na análise dos dados, que ao longo das oficinas de leitura os alunos demonstravam cada vez mais indícios de que conseguiam dialogar com as histórias contadas e em seus desenhos já começavam a aparecer traços que indicavam que eles estavam no caminho da apropriação da linguagem escrita. Nossa pesquisa buscou contribuir para que haja mais trabalhos nessa área e também quer mostrar a importância dessas fases na educação básica.
Abstract: Esta investigación pretende analizar el proceso de apropiación de la escritura por los niños entre 5 y 6 años a través de sus dibujos a partir de la contación de historias. Nuestro objetivo era entender cómo clasificar las fases del desarrollo del dibujo infantil, analizando en el curso de talleres de lectura y también observar el diálogo establecido entre los niños y las historias. El marco teórico se basó en estudios sobre la apropiación de la escritura de Luria y Campos y como metodología fue utilizado el paradigma indiciario, porque nos permite un análisis cualitativo de los datos. Nuestro trabajo se desarrolló en una escuela en la ciudad de Bagé/RS, durante el primer semestre de 2015 en la “Escola Estadual de Ensino Fundamental Félix Contreiras Rodrigues”. En esta escuela hemos elegido trabajar con el preescolar que contiene niños de 5 a 6 años y en su mayoría están en su primer contacto con el ambiente escolar. Para ello, se realizaron seis talleres de lectura con los alumnos de esta clase. Las historias eran todas carácter literario (literatura infantil) y pertenecían a la colección de libros del Banco Itaú- Leia para una criança. Durante estos talleres ocurrieron momentos de diálogo con los niños sobre los textos y sus imágenes y luego cada uno recibió una hoja para que hiciera sus representaciones de las historias. Fue posible verificar, en el análisis de los datos, que a lo largo de los talleres de lectura los alumnos mostraron indicios de que conseguían dialogar con las historias y en sus dibujos comenzaron a aparecer rastros que indicaban que estaban en el camino de apropiación de la lenguagen escrita. Nuestra investigación pretende contribuir para que haya más trabajos en esta área y también quer buscar la importancia de estas fases en la educación básica.
Palavras-chave: Letras
Apropriação da escrita
Desenho infantil
Contação de histórias
Histórias contadas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citação: SANTOS, Melina Pereira dos. As fases do desenho infantil na apropriação da escrita a partir da contação de histórias. 41 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2630
Data do documento: 16-Jul- 205
Aparece nas coleções:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Melina Santos 2015.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.