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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Arte literária, espaço da infância: a inserção da disciplina de literatura infantil nos cursos normais da região da fronteira sul do Rio Grande do Sul
metadata.dc.creator: Silva, Eduarda Schneider da
metadata.dc.contributor.advisor1: Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Giovani, Fabiana
metadata.dc.contributor.referee3: Kelm, Miriam Denise
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a inserção da disciplina de Literatura Infantil nos Cursos Normais da região da fronteira sul do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa parte de um anseio pessoal da pesquisadora, que é formada através dessa modalidade em uma escola da cidade de Bagé/RS e movida pelas questões que envolvem a aproximação do mundo literário infantil com seu público-alvo, as crianças. O desenvolvimento desse trabalho se voltou aos estudos de três temáticas: os currículos, documentos que legitimam a presença de determinado saber na educação; os Cursos Normais, reconhecidos como modalidade mínima para formação de professores da Educação Infantil e Séries Iniciais; e a Literatura Infantil, cuja existência é assegurada e justificada por sua qualidade estética e artística. Partiu-se de uma análise sobre o caráter educacional e ideológico dos currículos, bem como acerca do histórico dos Cursos Normais, principalmente no cenário educacional brasileiro, e do estudo do percurso da Literatura Infantil ao longo de sua existência, seu estatuto, sua importância para o desenvolvimento cognitivo e humano da criança e sua presença nos cursos de formação de professores. A partir dessas concepções, foi analisada a inserção da disciplina de Literatura Infantil em dezoito Cursos Normais através da reflexão sobre os currículos e planos de estudos, como também acerca das entrevistas realizadas com os professores regentes. Por meio do cruzamento de todas essas informações, buscou-se refletir sobre as diferentes concepções acerca do saber literário infantil, de sua importância no ambiente escolar e nos cursos de formação de professores, para que se possa reconhecer a realidade da inserção da mesma nos cursos, em especial no que diz respeito às concepções teóricas e metodológicas contempladas como essenciais à atuação do futuro professor. Espera-se, com essa pesquisa, auxiliar nos estudos sobre o ensino e sobre as concepções acerca da Literatura, em especial, da Literatura Infantil, bem como servir como fonte documental de dados sobre o currículo da disciplina nos cursos de formação de professores de Séries Iniciais e Educação Infantil.
Abstract: This study aims to analyze the insertion of Children's Literature discipline in Standard courses of the southern border of Rio Grande do Sul region. This research is part of a personal desire of the researcher, which is graduated through this modality in a school in Bagé/RS. Also the researcher finds herself driven by issues surrounding the approach of children's literary world with its main audience, the children. The process of this research turned into the three thematic studies: curriculum, the documents that legitimize the presence of specific knowledge in education; the Teaching Courses (Curso Normal), recognized as minimum modality for training teachers of early childhood education and early grades; and the Children's Literature, whose existence is ensured and justified by its aesthetic and artistic quality. Starting from an analysis of the educational and ideological nature of the curriculum, as well as about the history of the Teaching Courses, mainly in Brazilian educational scenario, and the Children's Literature course of study throughout its existence, its status, its importance for cognitive and human development of children and their presence in teacher degree courses. Based on these concepts, the insertion of Children's Literature course in eighteen Teaching Courses was analyzed through reflection on the curriculum and study plans, as well as about the interviews with school teachers. Through the crossroads of all this information, we tried to reflect on the different conceptions of knowledge literary child, its importance in the school and in teacher training courses so that they can recognize the reality of the insertion of the same in the courses in particular with regard to the theoretical and methodological concepts covered as essential to the future teacher performance. Hopefully, with this research, assist in studies on teaching and on the conceptions of literature, in particular the Children's Literature as well as serving as a documentary source of data on the curriculum of the discipline in the series of teacher training courses and early childhood education.
Keywords: Letras
Currículo
Curso normal
Literatura infantil
Formação de professores
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citation: SILVA, Eduarda Schneider da. Arte literária, espaço da infância: a inserção da disciplina de literatura infantil nos cursos normais da região da fronteira sul do Rio Grande do Sul. 141 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2628
Issue Date: 2-Jan-2015
Appears in Collections:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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