???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2614
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?
Autor(es): Quadros, Dênis Moura de
Primeiro Orientador: Corrêa, Lúcia Maria Britto
1° Membro da banca: Corrêa, Lúcia Maria Britto
2° Membro da banca: Kelm, Miriam Denise
3° Membro da banca: Camargos, Moacir Lopes de
Resumo: O presente trabalho pretende relacionar a classificação de Nelson Rodrigues para suas peças Anjo Negro (1946) e Senhora dos Afogados (1947) como tragédias e o estudo do conceito de tragédia por Aristóteles, bem como aspectos das alterações impostas ao gênero através dos séculos até o século XXI. Trabalharemos com duas hipóteses para a classificação: a primeira é que o autor apropria-se de alguns elementos da tragédia clássica grega como a desmedida, a miasma que persegue gerações em razão de um erro ancestral e a impossibilidade de conciliação; a segunda é que o autor compreendendo tragédia e trágico em seu sentido popular classifica as peças analisadas como tragédias pelo fato de representar nelas personagens passionais, temas polêmicos e desfecho trágico. Por outro lado temos críticos como George Steiner que entendem que o mundo contemporâneo, em especial, incorporou o deus cristão, um deus onisciente e capaz de perdão, que admite a conciliação não se realizando o impasse de uma tragédia grega nos dramas pós-cristianismo. Contudo, analisando a estrutura, o tema, o desenlace das peças analisadas e levando em consideração o conceito de tragédia e trágico lato senso é possível enquadrá-las como tragédias.
Abstract: El presente trabajo pretende correlacionar la clasificación de Nelson Rodrigues para sus obras teatrales Anjo Negro (1946) y Senhora dos Afogados (1947) y el estudio del concepto de tragedia por Aristóteles, así como los aspectos de los cambios impuestos en el género a través de los siglos hasta el siglo XXI. Trabajaremos con dos posibilidades de clasificación: la primera es que el autor se apropia de algunos elementos de tragedia griega clásica como las excesivas, el miasma persiguiendo generaciones debido a un error antepasado y la imposibilidad de la conciliación; la segunda es que el autor comprendiendo la tragedia y trágico en su sentido popular clasifica las piezas analizadas como tragedias, ya que les representa personajes apasionados, temas polémicos y desenlace trágico. Por otro lado tenemos a los críticos como George Steiner que entienden que en el mundo contemporáneo, en particular, entró en el dios cristiano, un dios omnisciente y capaz de perdonar, lo que permite la conciliación y no se está realizando el impase de una tragedia griega en dramas post-Cristianismo. Obstante, el análisis de la estructura, el tema, el resultado de las piezas teatrales analizadas y teniendo en cuenta el concepto de tragedia y trágico lato senso puede encuadarse como tragedias.
metadata.dc.subject: Letras
História
Literatura
Tragédia grega
Teatro moderno brasileiro
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: QUADROS, Dênis Moura de. Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?. 48 p. . 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2614
metadata.dc.date.issued: 19-Jan-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Dênis Moura de Quadros 2015.pdf412.75 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???